Como evitar o ponto cego de visibilidade

Como evitar o ponto cego de visibilidade

O ponto cego do carro ou ângulo morto de visibilidade é uma perigosa área que não podemos ver usando o espelho retrovisor. É a área que ocupa em determinado momento um automóvel que nos está ultrapassando pela direita. Como pode imaginar, existe um risco grave de colisão lateral se começarmos a ultrapassar mesmo quando o outro automóvel estiver nos ultrapassando e passando por este ponto morto. Para ajudar você a viajar de carro de forma segura, em umComo.com.br explicamos como evitar o ponto cego de visibilidade.

Passos a seguir:
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A forma mais eficaz de evitar este ponto cego do carro é não ultrapassar de forma impulsiva. Assim, antes de passar para a faixa da direita para ultrapassar, devemos verificar várias vezes através do retrovisor central e do lateral que nenhum automóvel está ocupando esta parte da estrada para poder começar a manobra. Se fizer esta verificação duas ou três vezes antes de ultrapassar, dará tempo para que um carro que esteja em seu ponto cego de visibilidade saia dele e seja visível.

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Por outro lado, para maior segurança na hora de evitar o ponto cego de visibilidade, você pode virar a cabeça levemente e rapidamente para a direita para verificar de forma direta que não existe nenhum automóvel nesta área, sem necessidade de recorrer aos retrovisores. Esta manobra também possui riscos pois durante alguns segundos perderá a visão frontal, mas pode ser um mal menor quando sua finalidade for comprovar que não existe nenhum carro no ponto morto antes de iniciar uma manobra de ultrapassagem.

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Neste ponto, é necessário indicar que enquanto dirige, mesmo que não for fazer uma ultrapassagem, deverá comprovar com frequência os retrovisores, tanto o central como o lateral, pois precisa saber não só o que acontece na sua frente, na estrada, mas também o que acontece com os automóveis atrás de você. Assim, se precisar fazer uma manobra brusca, como frear ou ultrapassar de forma inesperada, saberá se tem algum carro atrás que pode bater em sua traseira e, consequentemente, atuar da melhor forma para produzir o mal menor.

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Voltando à pergunta de como evitar o ângulo morto de visibilidade, os avanços tecnológicos estão aí para dar uma mãozinha. Alguns fabricantes começaram a incorporar o chamado espelho de Hicks, que tem uma curvatura que permite cobrir um ângulo de visão maior do que os espelhos tradicionais.

Imagem: revistaautoesporte.globo.com
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Câmeras de vídeo, radares ou sistemas baseados em sensores de ultrassom são soluções tecnológicas mais avançadas que alguns fabricantes de automóveis estão desenvolvendo e que, pouco a pouco, incorporam em seus novos modelos com o objetivo de evitar o ponto cego de visibilidade que os espelhos retrovisores não conseguem cobrir.

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No entanto, até que estas inovações não estejam generalizadas, o mais útil é que esteja muito atento à circulação verificando constantemente os retrovisores enquanto dirige. Também é fundamental que, antes de sair com o carro, coloque os espelhos da forma correta. O central deve permitir que você veja a maior parte possível do vidro traseiro. Por outro lado, para colocar o lateral esquerdo você deve se aproximar da janela do motorista e colocá-lo de forma que veja o mínimo da lataria do seu próprio carro através dele e o resto da visão seja para a estrada. Situado na parte central do automóvel, o retrovisor direito deve oferecer a mesma informação visual: uma parte mínima da lataria e, o resto, estrada.

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Se seguir estes conselhos, estará nas melhores condições para evitar o ponto cego de visibilidade e circular mais seguro.

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