Partilhar

Como evitar pegar transporte público lotado

Por Yuri Ferreira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Fonte: jornaldelondrina.com.br

Quem vive em grandes cidades sabe o problema que é pegar transporte público lotado. Diversos problemas, principalmente em horário de pico, podem ser notados. Se fazer uma viagem de ônibus, trem ou metrô em pé já é ruim, com milhares de pessoas espremidas em um veículo a situação fica bem pior, porém existem diversas dicas e truques que podem fazer com que você não tenha mais problemas com a lotação de transporte público. Nesse artigo de umComo.com.br, vamos explicar para você quais são os melhores métodos para evitar pegar transporte público lotado em grandes cidades.

Também lhe pode interessar: Como superar facilmente o medo de dirigir
Passos a seguir:
1

Primeiramente, busque se informar com pessoas da sua região acerca de linhas e caminhos que podem fazer trajetos menos lotados. O horário em que você pega o seu transporte também pode ser crucial, além do trajeto que ele faz e a região em que ele se localiza. Todas essas variáveis podem ser essenciais na hora de ter uma viagem bem mais relaxada e muito menos lotada. As alternativas para ter boas viagens de transporte pública não faltam, principalmente para aqueles que possuem a destreza e o conhecimento da cidade. A primeira e mais crucial dica é evitar os horários de pico, que vão das 6h30 da manhã até as 8h30 da manhã e das 16h00 até as 19h00 da tarde.

2

Falando de ônibus, as opções são mais frutíferas e existem vários métodos para evitar lotação. Uma das coisas mais básicas é preferir ônibus com caminhos mais curtos, pois seus pontos finais são mais próximos e sua lotação é consequentemente menor. Além disso, você pode buscar linhas que não sejam tão próximas à sua casa mas que tenham menor lotação. Existem também, para os moradores de grandes cidades, aplicativos para celular que mostram onde estão os ônibus das linhas dentro do trajeto do percurso. Em São Paulo, por exemplo, temos o "Olho Vivo", da prefeitura, disponível para iOS e Android. Ele informa onde estão os ônibus e você pode usá-lo para pegar um ônibus que está atrás de um lotado, ou, por exemplo, ver qual linha está chegando ao seu ponto. No Rio de Janeiro, há o Buus, disponível para Android e iPhone.

3

Para metrô, existem algumas táticas, mas elas costumam ser menos funcionais, pois o metrô é um transporte muito mais unificado e centralizado. De qualquer forma, é sempre importante para o metrô esperar o próximo pois o tempo de espera entre cada trem não é igual e você pode ter sorte caso o vagão esteja muito lotado. Você pode também se direcionar aos extremos da plataforma, perto do início ou do fim do trem, pois menos pessoas se dirigem para aquela região, causando uma hiperlotação nos vagões centrais e um espaço maior nos vagões das extremidades dos trens.

Como evitar pegar transporte público lotado - Passo 3
Fonte: anonymousbrasil.com
4

Para evitar o transporte público lotado, você pode também se deslocar até os pontos finais tanto dos trens quanto dos ônibus. Dessa maneira, você pode escolher esperar ou não para fazer seu trajeto em pé ou sentado e aproveitar uma viagem mais tranquila.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar pegar transporte público lotado, recomendamos que entre na nossa categoria de Carros.

Escrever comentário sobre Como evitar pegar transporte público lotado

Fonte: jornaldelondrina.com.br
Fonte: anonymousbrasil.com
1 de 2

Voltar ao topo da página