Como evitar que os vidros do carro embacem

Como evitar que os vidros do carro embacem
Imagem: unafotopordia.com

Para evitar que os vidros do carro embacem, o primeiro que deve saber é que isto acontece quando o ar carregado de vapor d'água entra em contato com o vidro frio. Por isso quanto mais umidade tiver no interior e quanto mais frio estiverem os vidros do veículo, mais possibilidades terá de que embacem. Este fato pode ser perigoso, já que tira muita visibilidade do motorista do automóvel. Por isso, em umComo.com.br explicamos como evitar que os vidros do carro embacem.

Passos a seguir:
1

Para evitar que os vidros do carro embacem você pode usar uma ferramenta que a maioria dos automóveis incorpora para fazer que o vidro traseiro esquente. Para fazê-lo funcionar, acione um botão como o que aparece na imagem. Assim conseguirá ganhar visibilidade. Ao pressionar este botão, esquentam-se alguns filamentos que este vidro traseiro incorpora, eliminando a condensação. O ruim é que estes filamentos só estão no vidro traseiro e não nos parabrisas nem nos vidros laterais.

Imagem: diaadia.com.ar
2

A opção anterior é a mais rápida e apropriada caso os vidros já estejam embaçados e impeçam controlar adequadamente a circulação. Mas para evitar a condensação, o que pode fazer é ligar o aquecimento do carro. Deste modo, faz o ar quente circular pelo interior do automóvel, baixando o nível de umidade existente no interior do automóvel.

3

Outra alternativa para evitar que os vidros do carro embacem é circular com as janelas abertas. Deste modo, consegue-se que o ar do interior do carro (carregado de umidade) seja renovado e baixe a quantidade de vapor d'água que contém, evitando a possibilidade de condensação.

4

Se ligar o ar condicionado também evitará que os vidros do carro embacem, pois traz ar seco ao ambiente e, consequentemente, diminuem os níveis de umidade. Alguns sistemas de ar condicionado de carro têm modo antiembaçante, com um ícone similar ao da instrução número 1.

5

Nossa recomendação é tomar algumas destas medidas para evitar que os vidros do carro embacem sempre que levar mais de 3 pessoas no veículo, já que os níveis de umidade habituais aumentarão consideravelmente nestas condições.

6

Existem também produtos antiembaçante nas lojas especializadas para automóveis. É uma alternativa que deve valorizar para evitar que os vidros do carro embacem. Isso sim, para reduzir a possibilidade de que fiquem manchas nos vidros, siga as instruções do fabricante ao aplicá-lo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar que os vidros do carro embacem, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção do Carro.