Como evitar que roubem minha moto

Como evitar que roubem minha moto

A moto é o meio de transporte favorito para fugir do tráfego e movimentar-se de forma rápida pela cidade, por isso se trata de uma alternativa cada vez mais popular entre os motoristas. E isto é precisamente o que a converte em um objeto muito desejado pelos ladrões, seja para vender no mercado negro de outros países ou para utilizar as suas peças como reposição, perante a mínima negligência pode ficar sem ela. Mas algumas medidas simples podem ajudar você a se prevenir, por isso em umComo.com.br explicamos a você como evitar que roubem minha moto seguindo algumas dicas básicas.

Passos a seguir:
1

Em cidades nas quais há um grande número de motos, muitas vezes não é fácil evitar o roubo, já que este veículo se encontra na mira dos ladrões. No entanto, seguindo alguns conselhos, poderemos dissuadir ou pelo menos dificultar a tarefa do ladrão para conseguir salvar o nosso veículo.

Para começar não confie; nunca deixe a sua moto com a chave na ignição nem por um segundo se não estiver mesmo ao lado da mesma. Deixar a chave na ignição e ir ao posto de gasolina ou procurar algo a alguns passos da sua moto pode ser a oportunidade perfeita para que alguém muito atento a leve sem que sequer tenha resistência.

2

O lugar que escolhemos para estacionar é fundamental para evitar que roubem a moto. Os becos, os lugares por trás de estruturas grandes que não permitam visualizar a moto, as ruas muito escuras e sem trânsito são os espaços perfeitos para que os ladrões atuem tranquilos.

De preferência estacione a sua moto sempre em um estacionamento, garagem ou espaço fechado e seguro. Se não puder, então certifique-se de que:

  • A sua moto esteja em um lugar iluminado e transitado, de preferência em uma zona onde tenham muitas outras motos.
  • Se possível, estacione a moto perto de alguma câmera como as que se encontram nas entradas de estacionamentos ou certos edifícios. Isto poderá dissuadir os ladrões ao notarem que estão a ser vigiados.
  • Evite a todo custo deixar coisas na caixa quando estaciona a moto, isto será uma grande tentação para furtos menores que podem pôr em risco a segurança da sua moto.
  • Quando estacionar a moto certifique-se sempre de que levou a chave. Não imagina quantas pessoas deixam a chave na moto e no dia seguinte não a encontram.
3

Sempre que estacionar a sua moto, ainda que seja por poucos minutos, é recomendável que bloqueie a direção, deste modo o roubo será dificultado e ainda que os ladrões com experiência saibam superar este contratempo, esta é uma boa medida para paragens muito curtas.

4

Uma dica fundamental para evitar que roubem a moto é contar com um sistema anti furto eficaz e de qualidade. Pode optar por cadeados ou correntes para as rodas ou cadeados para imobilizar as pastilhas dos freios, bem como por sistemas de alarme que façam ruído para afastar os ladrões.

É importante lembrar que muitas vezes as motos são roubadas sem que estas andem, ou seja, um grupo pega na moto e coloca-a dentro de uma carrinha. Nestes casos estes sistemas de quase nada servirão, no entanto deixarão a sua moto menos vulnerável, não sendo um alvo tão fácil para os ladrões.

5

Se você vive em uma zona onde o roubo de motos é frequente então convém pensar em alguns sistemas de segurança mais avançados, por exemplo:

  • Utilizar dois sistemas anti furto combinados, existe menos probabilidade de que roubem a sua moto ao estar tão protegida.
  • Usar um sistema de rastreamento por GPS para que, caso a moto desapareça, possa localizá-la rapidamente.
  • Considere um sistema de arranque codificado com o qual a moto só possa se mover com a sua chave. É uma boa solução para motos caras.
  • É claro, se investiu muito dinheiro em sua moto o melhor é evitar deixá-la na rua e tentar sempre guardá-la em um estacionamento seguro.
6

Se pode prender a sua moto a alguma estrutura firme que não possa ser movida, como um poste ou a uma argola que se encontre em uma parede muito melhor, deste modo roubá-la representará uma tarefa tão complicada que os ladrões simplesmente procurarão uma presa bem mais fácil.

7

Seguir estes conselhos poderá ajudar você a diminuir as possibilidades de furto da sua moto, mas não são as únicas recomendações de segurança que trazemos em umComo.com.br, por isso convidamos você a ler nossos artigos:

  • Como evitar roubos em casa
  • Como instalar um alarme num carro

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar que roubem minha moto, recomendamos que entre na nossa categoria de Motos.