Partilhar

Como fazer a manutenção dos freios ABS

Como fazer a manutenção dos freios ABS
Imagem: revista.maquirsaautomotriz.com

O uso dos freios ABS é cada vez mais comum, e as operações de manutenção, assim como nos convencionais, são básicas para um funcionamento correto deste sistema que é básico para garantir a segurança dos passageiros do carro. Esta tarefa possui semelhanças com a manutenção dos freios tradicionais, mas também algumas peculiaridades. Em umComo.com.br explicamos a você como fazer a manutenção dos freios ABS.

Passos a seguir:
1

Equilíbrio de frenagem

Nos freios convencionais, este teste pode ser feito na estrada, simplesmente comprovando que o carro reduz a velocidade ao pisar no freio. No entanto, no caso dos ABS é necessário usar uma ferramenta: os frenômetros.

Trata-se de 8 rolos onde se colocam as rodas do carro e que arrastam as mesmas para trás. Um sistema de medida permite identificar se existem deformações no tambor ou falhas de regulação das sapatas, em função da resposta das rodas.

2

Purgação

Esta manutenção é feita do mesmo modo nos freios ABS que nos tradicionais. Neste artigo poderá ler como se sangram os freios. Caso o módulo hidráulico estrague, não tem jeito de arrumar, a única opção é trocar por outro novo.

3

Comprovar os circuitos elétricos

Os freios ABS possuem um sistema de autodiagnóstico, que possui um sinal luminoso de alerta quando existe algum problema. Deverá se preocupar se, depois de ligar o carro, o sinal permanecer aceso. Neste caso terá que ir a uma oficina, onde possuem o pessoal e as ferramentas adequadas para localizar a origem do problema.

4

Se cuidar dos pneus e dos amortecedores do carro, também estará contribuindo para uma boa manutenção dos freios ABS, já que se os elementos citados não estiverem em bom estado, o sistema terá que entrar em funcionamento mais vezes do que as desejadas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer a manutenção dos freios ABS, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção do Carro.

Escrever comentário sobre Como fazer a manutenção dos freios ABS

Como fazer a manutenção dos freios ABS
Imagem: revista.maquirsaautomotriz.com
Como fazer a manutenção dos freios ABS

Voltar ao topo da página