Como fazer a manutenção dos freios ABS


O uso dos freios ABS é cada vez mais comum, e as operações de manutenção, assim como nos convencionais, são básicas para um funcionamento correto deste sistema que é básico para garantir a segurança dos passageiros do carro. Esta tarefa possui semelhanças com a manutenção dos freios tradicionais, mas também algumas peculiaridades. Em umComo.com.br explicamos a você como fazer a manutenção dos freios ABS.
Equilíbrio de frenagem
Nos freios convencionais, este teste pode ser feito na estrada, simplesmente comprovando que o carro reduz a velocidade ao pisar no freio. No entanto, no caso dos ABS é necessário usar uma ferramenta: os frenômetros.
Trata-se de 8 rolos onde se colocam as rodas do carro e que arrastam as mesmas para trás. Um sistema de medida permite identificar se existem deformações no tambor ou falhas de regulação das sapatas, em função da resposta das rodas.
Purgação
Esta manutenção é feita do mesmo modo nos freios ABS que nos tradicionais. Neste artigo poderá ler como se sangram os freios. Caso o módulo hidráulico estrague, não tem jeito de arrumar, a única opção é trocar por outro novo.
Comprovar os circuitos elétricos
Os freios ABS possuem um sistema de autodiagnóstico, que possui um sinal luminoso de alerta quando existe algum problema. Deverá se preocupar se, depois de ligar o carro, o sinal permanecer aceso. Neste caso terá que ir a uma oficina, onde possuem o pessoal e as ferramentas adequadas para localizar a origem do problema.
Se cuidar dos pneus e dos amortecedores do carro, também estará contribuindo para uma boa manutenção dos freios ABS, já que se os elementos citados não estiverem em bom estado, o sistema terá que entrar em funcionamento mais vezes do que as desejadas.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer a manutenção dos freios ABS, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção do Carro.