Manter um carro

Como fazer a revisão de um carro

Como fazer a revisão de um carro

Seu veículo deve passar por uma revisão (um "check up") a cada dois anos ou 40.000 quilômetros, o que acontecer primeiro. Durante esta revisão seu carro receberá algumas peças novas e portanto ficará algum tempo fora da estrada. Isto é o que deve ser feito para que o carro passe por uma boa revisão:

Vai precisar de:
  • Filtro de combustível.
  • Velas.
  • Filtros de óleo.
  • Tampas do distribuidor.
  • Filtros de ar.
  • Jogo de chaves de fenda Phillips.
  • Água destilada.
Também lhe pode interessar: Como fazer uma revisão básica do carro
Passos a seguir:
1

Troque o filtro de combustível; caso tenha um sistema de injeção de combustível, a limpeza regular não é necessária a não ser que os injetores estejam obstruídos.

2

Troque as velas de ignição (a não ser que elas sejam de platina, pois nesse caso elas têm outros 40.000 quilômetros para rodar). Examine também os cabos das velas e substitua se for necessário; um novo jogo de cabos de alta qualidade vale a pena apesar do preço, às vezes eles se encontram permanentemente ligados à tampa do distribuidor, e nesse caso ela deve ser mudada.

3

Volte a colocar a tampa do distribuidor e o rotor se seu automóvel tem um (alguns modelos mais novos com ignição sem distribuidor não possuem).

4

Trocar as velas e o condensador; se tiver um carro muito velho (mais ou menos do ano 1978 ou mais velho) sem injeção eletrônica, você com certeza vai querer trocá-los, ou pelo menos ajustá-los a cada seis meses ou menos (se for trocá-los, verifique também o tempo de ignição).

5

Verifique o tempo de ignição e ajuste conforme seja necessário (não é comum em carros com injeção eletrônica - ou carros desde o ano 80 - e inclusive alguns carros não permitem essa opção).

6

Ajuste as válvulas conforme for necessário (a não ser que seu veículo tenha válvulas hidráulicas). Certifique-se de substituir a junta da válvula, principalmente se houver óleo na parte superior do motor.

7

Revise as correias, troque-as se estiverem gastas.

8

Verifique os líquidos sob o capô e reponha o que for necessário, troque o filtro de óleo e também o óleo caso tenha passado mais de 3.000 quilômetros desde a última troca.

9

Troque o filtro de ar, que deve ser mudado entre revisões, a cada 15.000 quilômetros.

10

Ajuste a embreagem se tiver uma transmissão manual (apesar de alguns carros esportivos contarem agora com embreagens autoajustáveis).

11

Preste atenção na bateria, acrescentando água destilada (caso for necessário), limpando os terminais e extremos dos cabos.

12

Troque a válvula do PCV (ventilador positivo do cárter); se ela obstruir pode fazer com que a marcha do carro fique áspera ou não entre, é barata e fácil de substituir.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer a revisão de um carro, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção do Carro.

Conselhos
  • Uma revisão não é uma cura total, mas se for feita regularmente, pode prevenir vários problemas caros.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Francisco
Muito bom esta pag. Mesmo porque, pretendo viajar nas minhas ferias em maio. Valeuuu
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Francisco, é sempre bom revisar o seu carro antes de fazer uma viagem. Muito obrigada e aproveite as suas férias!
osman barbosa
quanto gasto para revisar meu gol se eu trocar tudo como manda o figurinoW
Como fazer a revisão de um carro