Como fazer simulado do Detran

Como fazer simulado do Detran
Imagem: autoescola-piloto.blogspot.pt

Para tirar a carteira de motorista ou de habilitação é necessário que a pessoa passe por uma prova teórica e outra prática, exatamente por esta ordem. Antes da prova teórica o aluno frequenta um curso teórico onde serão abordados temas como legislação de trânsito, placas de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros e mecânica básica. Depois de concluir esse curso, o aluno terá de passar por uma prova teórica do Detran. Mas para que se possa preparar adequadamente para a prova, antes poderá testar os seus conhecimentos através do simulado do Detran. Se quer saber como fazer simulado do Detran, continue lendo este artigo de umComo e aprenda conosco.

Passos a seguir:
1

O simulado do Detran, tal como o seu nome indica, consiste numa simulação da prova teórica da carteira de habilitação. O aluno poderá testar os seus conhecimentos realizando testes online para se sentir devidamente preparado para o dia da prova. Quantos mais simulados você fizer, maior domínio você terá do conteúdo solicitado no exame.

2

Dependendo do estado em que se encontra, existem simulados diferentes, uma vez que cada estado pode ter caraterísticas que podem diferir no que diz respeito a legislação e placas de trânsito, direção defensiva e primeiros socorros. Porém, existe um simulado do Detran que se aplica a praticamente todos os estados. Para acessar a ele, deverá dirigir-se a simuladodetranbrasil.com.br e, uma vez aí clicar em Fazer o simulado agora.

3

Este simulado do Detran é composto por 30 perguntas, em que terá 40 minutos para responder a elas. Basta selecionar a resposta que achar correta e ir clicando em "Próxima questão" para ir avançando no teste.

4

No final do simulado do Detran, você conseguirá conferir o resultado e o site mostrará todas as respostas que errou com a devida explicação. É importante referir que, para obter aprovação na prova do Detran você terá de obter 70% de acerto nas respostas, o que significa que terá de responder corretamente a pelo menos 21 questões. Estes simulados têm uma duração de 40 minutos, porém no dia da prova você terá uma hora para realizar o exame.

5

Nessa mesma página também é possível realizar simulados específicos de placas, pode fazer um simulado de placas de regulamentação, advertência, de sinalização de obras e de sinalização auxiliar. Basta ir ao menu "Simulado de Placas" e escolher o tipo de simulado que pretende fazer.

6

Se quiser acessar ao simulado do Detran do seu estado, abaixo seguem os links para os simulados de alguns estados:

  • Simulado do Detran Rio de Janeiro
  • Simulado do Detran São Paulo
  • Simulado do Detran Paraná
7

Para passar na prova do Detran é recomendável que apenas vá ao exame quando já estiver obtendo uma taxa de 70% ou mais de aprovação nos simulados, caso contrário o melhor é continuar a treinar. No dia da prova do Detran, tente chegar com antecedência ao local e leve consigo a documentação necessária. Este exame é realizado no computador, caso tenha alguma dúvida fique tranquilo que no dia estará presente um funcionário para o auxiliar. Leia atentamente todas as perguntas da prova e fique atento a possíveis "pegadinhas" que possam aparecer e te confundir.

8

Agora que já sabe como fazer simulado do Detran, treine bastante e em umComo te desejamos boa sorte!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer simulado do Detran, recomendamos que entre na nossa categoria de Carros.