Como fazer transferência de veículo

Como fazer transferência de veículo
Imagem: drive2.ru

Aparentemente transferir seu carro para outra pessoa deveria ser um processo simples, mas existe muita burocracia que impede a rapidez desse processo. A transferência de veículo envolve muita coisa, desde confirmação de recebimento, recibos, comprovantes, documentações, autorizações, filas, autorizações... Enfim, muita coisa dentro de toda a burocracia que é fazer uma simples transferência ou venda de veículo. Porém, se você souber exatamente o que deve fazer e ter em mente quais são os passos da execução da transferência no DETRAN, tudo será feito de maneira rápida, prática e eficaz. Nesse artigo feito por umComo, iremos te explicar passo-a-passo como fazer transferência de veículo.

Passos a seguir:
1

Antes de tudo, é necessário ter clareza na hora de acertar as contas. Você deve ter a confirmação do pagamento e deve fazer os processos junto do novo proprietário do carro. Ao longo de toda transferência, diversas documentações de ambas as partes serão requisitadas e vocês devem ser breves para que ninguém tenha problema com ninguém. Lembrando que todo esse processo burocrático é feito para a segurança de ambos, principalmente se tratando da questão de multas, furtos e acidentes viários e rodoviários.

2

Primeiramente, o proprietário atual do carro deve possuir o CRV do veículo. O CRV é o Certificado de Registro de Veículo, antigo DUT (Documento Único de Transferência). Esse documento deve ser levado ao DETRAN com um comprovante de residência, o RG e o CPF do vendedor. Junto com esses, devem estar juntos ambos os documentos do novo proprietário. Lembrando que para ir ao DETRAN você deve marcar a consulta previamente, para ter certeza do atendimento. As filas são, geralmente, exorbitantemente grandes. Além disso, é necessária a CNH do comprador.

Imagem: correiobraziliense.com.br
3

O atendimento do DETRAN irá requisitar o correto preenchimento do documento de transferência do veículo, no caso, o CRV. Todas as informações devem estar corretamente inseridas para que não exista mais demora desse tão burocrático processo. Eles exigirão o preenchimento do documento de transferência do veículo, também. O DETRAN irá reter por alguns momentos ambos os documentos e irá fazer uma autenticação para confirmar esse processo. Depois de alguns dias, o modus operandi irá requirir a sua volta com ambos os documentos para fazer o recebimento do novo Certificado de Registro de Veículo.

4

Após algum tempo, o DETRAN autenticará a mudança de propriedade do veículo. Esse processo demora de 20 a 30 dias, pois os bancos de dados do Departamento de Trânsito de seu estado devem ser atualizados para que não haja qualquer tipo de confusão entre as propriedades. Vejamos, por exemplo, e se o novo proprietário do veículo cometer uma infração de trânsito? A culpa recai, obviamente, no antigo dono do carro. E se o dono antigo do carro alegar que o novo dono se apropriou indevidamente e furtou o carro? Esse processo bastante burocrático garante a segurança de ambas as partes do processo de compra.

5

Apesar de demorado, o processo é bastante eficaz e não gera problemas. Tenha confiança na pessoa para a qual você vai entregar as chaves do seu veículo e tenha certeza de que a papelada está completamente pronta para que não exista golpismo e má-fé no processo de transferência de veículo automotor.

Imagem: moneycrashers.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer transferência de veículo, recomendamos que entre na nossa categoria de Carros.