Partilhar

Como fazer um check-up mensal no meu carro

Nosso carro é um bem importante e para funcionar corretamente deve passar por uma manutenção constante. Há uma série de coisas que devemos verificar periodicamente em nosso carro. Neste artigo de umComo, explicaremos o que você deve verificar todos os meses em seu carro. A manutenção deve ser vista como uma rotina básica. Visite o mecânico periodicamente e verifique pelo menos uma vez por mês os seguintes aspectos:

Também lhe pode interessar: Como fazer a revisão de um carro

Verificar os freios do carro

A verificação inclui revisão do líquido do freio. Se o líquido do freio baixou pode ser sintoma de vazamento no sistema da bomba principal, auxiliar ou encanamento, o qual deve ser descartado. Se houver variação no nível de fluido de freio, mas nenhum vazamento, a diminuição deve-se ao desgaste das pastilhas e sapatas de freio, por isso, deve ser verificado seu estado junto do mecânico. Não se esqueça de verificar o freio de mão, útil para qualquer emergência.

Correias ou faixas

As faixas e correias, sejam as do ventilador, alternador, ar condicionado ou direção hidráulica, tendem a ficar danificados. Verifique se há rachaduras ou espessuras e substitua se necessário

Manutenção mensal dos pneus

Preste atenção ao tipo de desgaste ocorrido. Se está localizado no centro, indica que a pressão permanece mais elevada do que o recomendado pelo fabricante; se lateralmente, pode ser que a pressão esteja bastante abaixo. Se o desgaste estiver no lado interno ou do lado externo, é provável que seja consequência de danos nos rolamentos ou problemas de rastreio. A pressão adequada evita o desgaste e poupa combustível. Normalmente, a indicada pelo fabricante oscila entre 1.9 e 2 quilos (28 e 32 libras). A verificação de pressão deve ser realizada quando o pneu estiver frio (não ter percorrido mais de 2 km). Lembre-se de verificar também o estado do pneu sobressalente e trocá-lo como os demais pneus.

Manutenção mensal da bateria do carro

Se a bateria tiver tampas removíveis, revise o nível de água, o qual deve estar acima das células, pois estas devem permanecer submersas no líquido. Verifique os terminais da bateria e caso exibam corrosão, limpe-os com uma escova de aço, se necessário. Substitua cabos danificados imediatamente. Certifique-se de que os terminais estejam firmemente presos à bateria.

Troca do óleo do carro

Verifique os níveis de óleo do motor, nas datas de troca indicadas, geralmente o recomendado é a cada 3000 ou 5000 km, embora haja óleos que podem durar até 10000 km. Ao fazer a troca, substitua o óleo e aproveite para verificar a direção hidráulica, transmissão e direção diferencial e lubrificação dos rolamentos. Veículos que percorrem mais de 20.000 km ao ano exigem trocas de óleo mais frequentes.

Manutenção do radiador

Inspecione visualmente para detectar fugas ou superfícies danificadas do radiador. Verifique o nível do líquido de arrefecimento no radiador e encha o tanque se necessário. A água não deve ser utilizada porque contém impurezas que aderem às paredes do motor e podem causar corrosão. É recomendável fazer esta verificação todas as semanas ou pelo menos uma vez por mês e incluir o tanque auxiliar, uma vez que estando em bom estado evita a necessidade de preenchimento. Verifique o radiador quando o motor estiver frio, a tampa do radiador deve estar limpa e sem fissuras. Tire a tampa e veja a condição e nível do refrigerante (água). Um baixo nível pode levar ao sobreaquecimento e corrosão do motor.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um check-up mensal no meu carro, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção do Carro.

Escrever comentário sobre Como fazer um check-up mensal no meu carro

1 comentário
José Ramos Oliveira Cordeiro
Um trabalho minucioso no seu veículo mensalmente vai deixar em perfeito estado de conservação.

Voltar ao topo da página