Partilhar

Como funciona o financiamento de carros

Por Alana Martins. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como funciona o financiamento de carros
Imagem: comofazer.etc.br

Deseja saber como funciona o financiamento de carros? Nós em umComo.com.br podemos te ajudar! Infelizmente, comprar um carro não é a mesma coisa que comprar uma peça de roupa ou algo assim. Embora, em muitas situações, compramos coisas por impulso, compramos coisas que nem sequer vamos utilizar e simplesmente colocamos no fundo da gaveta para que o produto comprado jamais saia de lá, comprar um carro exige uma responsabilidade muito grande, você terá que arcar com a dívida e ter plena consciência das formas de pagamento e das economias que terá que fazer para arcar com os gastos do mesmo.

Tome a decisão certa

Quando se compra um carro, isso significa que a partir do momento da compra, muito dinheiro irá sair do seu bolso todo o mês para mantê-lo e para pagar a dívida efetuada para financiamento do mesmo.

Antes de optar pelo financiamento pense bem, reflita sobre as formas de financiamento, número de parcelas que pode pagar, o quanto este carro será desvalorizado com o passar do tempo e sobre várias outras questões importantes a fim de que não venha a se arrepender depois.

Como funciona o financiamento de carros - Tome a decisão certa
Imagem: prestum.com.br

Saiba como funciona o financiamento de veículos

Os financiamentos de automóveis, sejam eles novos ou usados, são realizados por meio de diferentes bancos (privados ou públicos) que disponibilizam um crédito ao consumidor (CDC) para que ele possa efetuar a compra.

Para realizar o financiamento, é necessário que o interessado na compra entre em contato com o banco de seu interesse e informe-se com as pessoas responsáveis quais os tipos de financiamentos existentes.

O banco calcula os valores a serem financiados de acordo com o salário mensal do consumidor.

Desta forma, a negociação é concretizada sem a necessidade de uma intermediação da loja de veículos (concessionária) que realiza a venda.

Além dos financiamentos existem outras opções que possibilitam a você a conquista de seu próprio automóvel: leasing (nesta situação o carro de seu interesse é alugado e você tem a opção de compra-lo posteriormente) e o consórcio (você paga um valor mensal para participar se sorteios. São realizados vários sorteios para decidir qual pessoa será a ganhadora do carro em determinado mês).

Como funciona o financiamento de carros - Saiba como funciona o financiamento de veículos
Imagem: emarket.do

Conheça os tipos de financiamentos existentes

Os financiamentos de carros podem ser realizados de três formas distintas:

  • Crédito direto ao consumidor (CDC): o consumidor realiza um empréstimo financiado no banco para comprar o carro que deseja;
  • Leasing: neste caso, um banco especializado na realização deste serviço aluga um carro para os consumidores. Desta forma, o consumidor pagará pelo aluguel do carro e o mesmo ficará no nome da empresa até que as prestações sejam finalizadas. Quando todas as prestações do carro já tiverem sido pagas, o consumidor passa a ser o verdadeiro dono do carro em questão;
  • Consórcio: o cliente paga a prestação mensalmente, porém, só receberá o carro se for sorteado.

O que acontece em casos de inadimplência?

Se você deixar de pagar as prestações de seu carro, o banco que forneceu o empréstimo poderá entrar com uma ação na justiça para que o carro seja retirado de você. O carro então será leiloado.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como funciona o financiamento de carros, recomendamos que entre na nossa categoria de Carros.

Conselhos
  • Comente, a sua opinião é muito importante para nós!

Escrever comentário sobre Como funciona o financiamento de carros

Como funciona o financiamento de carros
Imagem: comofazer.etc.br
Imagem: prestum.com.br
Imagem: emarket.do
1 de 3
Como funciona o financiamento de carros

Voltar ao topo da página