Partilhar

Como funciona o motor de explosão

Como funciona o motor de explosão

O motor de explosão é um motor de combustão interna, pois o combustível queima ou estoura dentro das partes do motor: o cilindro fechado por um êmbolo ou pistão móvel. Ele teve uma importância decisiva no mundo dos transportes, pois permitiu a invenção do carro e do avião. A seguir, explicamos a você como funciona o motor de explosão passo a passo.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de um motor a gasolina 
Passos a seguir:
1

No primeiro tempo do motor de explosão é onde se encontra a fase de admissão. O êmbolo encontra-se no ponto morto superior e coloca-se em movimento pela ação do virabrequim. Nesse momento abre-se a válvula de admissão, que coloca o cilindro em comunicação com o carburador. Ao descer o pistão, diminui a pressão do interior do cilindro e desta forma aspira uma mistura de combustível e de ar através da válvula de admissão, que se fecha quando o cilindro está cheio.

Como funciona o motor de explosão - Passo 1
2

Segundo tempo, temos a compressão do motor de explosão. Ambas as válvulas, a de admissão e a de compressão, estão fechadas. O pistão sobe, e na sua subida, vai comprimindo o ar e o combustível, que atinge as 1/14 partes de seu volume, aumentando também a temperatura: desta forma aproxima-se à quantidade de calor necessária para fazer estourar a mistura de combustível e ar.

3

Terceiro tempo, explosão e expansão do motor de explosão. A vela que se encontra na parte superior recebe energia elétrica e entre suas duas pontas produz-se uma faísca que inflama os gases comprimidos. Isso se propaga de uma forma muito veloz por toda a massa gasosa dando origem a uma explosão, que empurra o pistão para baixo. A biela encarrega-se de transformar o movimento de cima para baixo, que o pistão realiza, em um movimento de rotação graças ao virabrequim.

4

Quarto tempo, está o escape do motor de explosão. A válvula do escapamento abre-se e é aí que o pistão volta a subir, obrigando os gases do cilindro a sair. Este fica preparado para receber ar e combustível novamente, e dessa forma, reiniciar o ciclo. No motor de explosão, como na máquina de vapor, existe uma perda irremediável de calorias pelo escapamento; por isso, o motor de explosão não pode ter um rendimento cem por cento.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como funciona o motor de explosão, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção do Carro.

Escrever comentário sobre Como funciona o motor de explosão

Como funciona o motor de explosão
1 de 5
Como funciona o motor de explosão

Voltar ao topo da página