Como funciona um motor de carro a diesel

Como funciona um motor de carro a diesel
Imagem: seauto.com.gt

O motor de um carro a diesel diferencia-se do motor de gasolina, basicamente, pela forma de gerar o processo que dá lugar ao movimento. Neste artigo explicaremos em detalhe todas as condições que são necessárias para que se inicie o sistema. Recomendamos que visite este link se deseja saber como prolongar a vida útil de um motor a diesel.

Se tem curiosidade sobre este assunto e também para ter mais dados na hora de escolher um carro a diesel ou a gasolina, em umComo.com.br explicamos-lhe como funciona um motor de carro a diesel.

A ignição

Para ligar um motor a diesel, a faísca não é produzida como nos motores a gasolina. A chave encontra-se na ignição: a ignição do combustível ocorre porque ele é injetado na câmera a uma pressão muito alta por orifícios muito pequenos, o que faz com que seja pulverizado ao contato com o ar da câmera, que também está em uma temperatura muito alta. O resultado é que a autoignição é gerada, sem necessidade de uma faísca.

O movimento

O movimento do motor a diesel começa porque, devido a esta autoignição, ocorre a expansão do gás da câmera de combustível, o que, por sua vez, provoca a descida do pistão. Isto dá lugar ao movimento da biela, que transmite o dinamismo ao virabrequim.

Velas

Nos motores a diesel há velas, mas elas não têm a mesma função como no motor a gasolina, pois são velas de aquecimento. Nos motores a diesel mais antigos, as velas encarregam-se de esquentar as câmeras de combustão da cada cilindro antes da partida e, também, de mantê-las quentes durante a partida.

No entanto, nos motores a diesel mais novos não é necessário este pré-aquecimento, de modo que as velas só cumprem um trabalho de aquecimento a posteriori, contribuindo para a redução de contaminação do meio ambiental ao ajudar a não gerar fumaça preta.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como funciona um motor de carro a diesel, recomendamos que entre na nossa categoria de Carros.