Partilhar

Como funcionam os pontos na carteira de motorista

Por Sara Silva. Atualizado: 16 janeiro 2017
Imagem: transporteecia.net

Toda a gente que estuda ou estudou o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) deve saber que este estabelece quatro categorias para as infrações de trânsito: leve, média, grave e gravíssima. Todos os condutores devem evitar cometer infrações de forma a não pôr em risco sua vida, a das pessoas à sua volta, nem arriscar ficar sem sua carteira. Neste artigo de umComo.com.br falamos do caso específico dos motoristas e explicamos como funcionam os pontos na carteira de motorista.

Também lhe pode interessar: Como tirar a Carteira de Motorista

Razões que levam à suspensão da carteira

Um motorista que tenha acumulado 20 pontos de infração num período de um ano, terá a sua carteira provisoriamente suspensa. Isso também acontece se ele for autor de algumas infrações gravíssimas. No entanto os pontos de infração têm uma "validade": se o condutor não tiver atingido o limite de 20 pontos em sua carteira de habilitação, os pontos existentes caducam ao fim de um ano.

Exemplo prático da contagem de pontos

Imagine que você é motorista e a 27 de janeiro recebeu uma multa que lhe pesou em três pontos (infração leve), a 10 de maio cometeu uma infração média (quatro pontos) e, por último, a 13 de novembro cometeu mais uma infração, desta vez grave, que adicionou cinco pontos em sua carteira. Ou seja, no final desse ano totalizou doze pontos em infrações. A 27 de janeiro a primeira infração celebra um ano o que significa que, como no total não acumulou 20 pontos, essa primeira infração irá prescrever, e o mesmo acontecerá às seguintes quando atingirem um ano de validade. Mas o fato das infrações apresentarem um "prazo de validade" não significa que deva desvalorizá-las: você está sempre em risco de, a qualquer momento, cometer uma infração que implique a suspensão de sua carteira de motorista, e isso pode acontecer apenas com uma, se for de categoria gravíssima.

O precesso de suspensão da carteira

Quando a carteira de um motorista atinge os 20 pontos, ele é notificado e terá de entregar sua carteira à Assessoria Jurídica do Detran (Departamento Estatual de Trânsito). O motorista tem direito a solicitar sua defesa e pode fazê-lo até 30 dias depois da notificação. Caso essa defesa lhe seja negada, pode recorrer ainda ao Cetran (Conselho Estatual de Trânsito). Entretanto inicia-se um processo administrativo que irá avaliar e decidir acerca da suspensão do direito de dirigir, sendo que esse período de suspensão pode variar entre seis meses e um ano, ou dois anos para os motoristas que anteriormente já tiveram sua carteira suspensa.

Como funcionam os pontos na carteira de motorista - O precesso de suspensão da carteira
Imagem: comofas.com

O Curso de Reciclagem de Motorista Infrator

Além da suspensão, o motorista terá outra penalização: frequentar o Curso de Reciclagem de Motorista Infrator, semelhante ao CFC (Curso de Formação de Condutores) e com duração de 20h/aula. O motorista apenas conseguirá obter novamente o direito de dirigir se for aprovado neste curso e, caso não seja, terá de o refazer.

Ignorando a suspensão da carteira

Se um motorista for pego conduzindo com sua carteira suspensa é processado por crime de trânsito e, além de ficar com sua carteira cassada e dois anos sem dirigir, ainda pode pegar até um ano de prisão.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como funcionam os pontos na carteira de motorista, recomendamos que entre na nossa categoria de Carros.

Escrever comentário sobre Como funcionam os pontos na carteira de motorista

21 comentários
A sua avaliação:
bruno backes
com a soma das notas , a pontuaçao é de cada ano
jesimiel
tenho 13 pontos na habilitação e tomei uma multa gravíssima com 7 pontos por dirigir na contra mão esta multa de 7 pontos multiplica por 3 ? exemplo 3x7=21 + 13 = 34 ou o de 7 pontos não multiplica exemplo 7+13 = 20 qual destes guardo resposta
Victor Dias do Prado Junior
Boa tarde, levei uma multa por estacionar minha moto em desacordo com as normas prevista pelo detran . Eu queria saber quantos pontos, valor da multa e quanto tempo leva para sair esses pontos do prontuário .
Pedro Teixeira
uma multa gravissima de 7 pntos em um ano ela é expirada totalmente ou ela fica de lado esperando até outras multas da mesma categoria pra voltar a ativa ou não? Gostaria de saber esse detalhe.....
Bolina
Eu tomei uma multa de 5 pontos e já tinha 13, total de 18. Ficarei com a carta suspensa? Grato
paula
minha cnh ta venceno posso assumir ponto?
sabrina dark
recebi uma multa do dia 22/11/15,tenho prazo pra paga-la?se nao pagar dentro do prazo me implica em que?ela expira pra pagamento tbm,como os pontos apos um ano?
hamilton Araújo
Eu recebi do Detran um processo com 22 pontos, na carteira, mas a data é de 03/08/2011, tem mais de 5 anos? ainda esta vigorando????
JULIANA
MEU MARIDO LEVOU UMA MULTA POR PEDIR P O COLEGA SEM HABILITAÇÃO LEVAR SUA MOTO, POIS HAVIA SE ACIDENTADO E FOI DE RESGATE P O HOSPITAL. EU POSSO ASSUMIR A AUTORIA DE TER ENTREGUE A MOTO SENDO QUE NÃO TENHO CNH A?
Sávio A.
Deixa eu ver se eu entendi: Se uma pessoa tiver por exemplo 12 pontos, como está ai em cima e passar um ano as multas desaparecem? Não precisa pagar por elas, é isso mesmo?
Sara Silva
Olá Sávio. Sim, é assim que funciona. Em caso de dúvida aconselhamos que contate as autoridades.
Fernanda
Os pontos expiram, mas o valor da multa deve ser pago.

Imagem: transporteecia.net
Imagem: comofas.com
1 de 2

Voltar ao topo da página