Outros Sintomas e problemas no carro

Como identificar os ruídos da embreagem

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como identificar os ruídos da embreagem

Uma das coisas que mais pode inquietar um motorista é um som estranho no veículo enquanto está em movimento. Se este som procede da embreagem, a insegurança é mais notável, já que provoca uma sensação de falta de controle do automóvel. A verdade é que devemos sempre prestar atenção a estes sons ou vibrações que não são habituais, já que o normal é que sejam a manifestação de um defeito. Em umComo.com.br explicamos a você como identificar os ruídos da embreagem.

Também lhe pode interessar: Por que meu carro não dá a partida
Passos a seguir:
1

A primeira coisa que devemos referir é que uma embreagem não deve emitir qualquer tipo de som, por isso esteja sempre alerta se notar algum. Inclusive se não for urgente usar o carro, é recomendável que o leve primeiro a uma oficina para que um profissional possa solucionar uma possível avaria.

2

Se quer identificar um ruído da embreagem que se produz não quando pisa na mesma, mas sim no momento em que já trocou de marcha e levanta o pé do pedal, saiba que existem vários motivos que podem provocar isso. O mais habitual é que o eixo já esteja muito gasto e deva ser substituído.

3

Se o seu carro for novo, é difícil que esta peça esteja gasta. Então, a causa do ruído ao soltar a embreagem pode estar num mau ajuste, que pode ter duas origens:

  • Que o disco e o volante do motor não estejam bem alinhados.
  • Que a regulagem do pedal não seja adequada, fazendo com que o disco escorregue.
4

Se o ruído da embreagem, no entanto, aparece quando pisa no pedal e não ao soltar, a causa pode estar em que o rolamento está começando a se desgastar. Então você terá que ir ao seu mecânico habitual para substituir esta peça.

5

Pelo contrário, se o som estranho na embreagem for produzido assim que começar a pisar no pedal, o mais provável é que o comando de transmissão esteja mal ajustado. Neste caso, basta instalá-lo corretamente para que o ruído desapareça.

6

Sempre que tiver um defeito no carro, recomendamos que consulte se ainda está dentro da garantia do carro para evitar gastar uma grande quantidade de dinheiro que, algumas vezes, é elevada.

7

Em umComo damos alguns conselhos para que saiba:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como identificar os ruídos da embreagem, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção do Carro.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como identificar os ruídos da embreagem