Partilhar

Como lavar a minha moto

Como lavar a minha moto
Imagem: autoevolution.com

se for dono de uma moto, provavelmente se preocupa bastante com a aparência dela. Por isso, ter um rotina de limpeza ajuda bastante para conservar a moto em bom estado e para além disso se sente orgulhoso quando circula com ela pelas estradas.Você pode optar por ir a uma lavandaria especializada onde fazem o trabalho por você, mas a limpeza da sua moto pode vir a ser um experiencia divertida, além disso, é mais econômico. Deve ter em conta que lavar uma moto é diferente que lavar um carro, por isso neste artigo de umComo.com.br vamos dar uma dicas para facilitar a limpeza da sua moto.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Conselhos para vender uma moto usada
Passos a seguir:
1

Verificar e limpar a sua moto regularmente o ajudará a que conserve melhor o estado e a sua aparência. A frequência e o tipo de limpeza que necessita depende do seu uso e do piso em que anda. Para além disso, optar por fazer a lavagem numa lavandaria de carros não é aconselhável: os jatos de água que usam neste tipo de estabelecimentos podem danificar as peças mais importantes da moto. Por isso, lave você mesmo, já que é mais econômico e mais seguro.

2

Antes de por as mãos à obra, é aconselhável que dê uma olhadela no manual de utilizador. Se não o tiver porque foi comprado em segunda mão pode baixa-lo na Internet, pois este documento geralmente inclui instruções práticas para fazer a limpeza e que produtos aconselhados pelos fabricantes.

3

Deve começar a limpeza preparando todos os utensílios e produtos que vai utilizar: sabão especial para moto, pano de algodão para esfregar, uma mangueira de água e um esponja ou escova para esfregar a carroçaria. Além disso, se a limpeza for completa, é necessário algo para limpar o vidro e plásticos e um produto especial para coro ou para o material de que é fabricado o assento.

4

É recomendado, caso use a moto diariamente, fazer pequenas limpezas diárias para evitar que as peças se enchem de areias ou lama. Pode passar um pano unido para remover o pó como rotina diária, mas deve ter cuidado com seguinte: as partículas podem riscar a superfície, esfregue suavemente e evite o uso de toalhas de papel que também podem vir a criar riscos.

Com este pequeno gesto vai evitar que a sujidade endurece, complicando a limpeza completa.

5

Tente lavar a moto numa área à sombra, pois se fizer a limpeza ao sol alguns produtos podem secar antes que os possa retirar, como por exemplo o sabão, deixando aquelas horríveis marcas brancas.

Além disso, para evitar queimar se, verifique se o motor arrefeceu se a usou no mesmo dia.

6

O primeiro passo é pulverizar a moto com água da mangueira ou pistola. Em seguida, use um pano ou um pano embebido em produto especial para moto dissolvido em água. Estenda o produto sobre o veiculo mas tenha cuidado com a área do motor para evitar curto.circuito no sistema de ignição.

Para chegar a áreas mais pequena e de difícil acesso use por exemplo uma escova de dentes com pelos suaves. Use novamente a mangueira para limpar a superfície sem usar muita pressão.

7

Após a lavagem, seque com um pano de algodão e com uma toalha que não largue muita fibra. Não deixe que a água seque na superfície, pois deixará marcas que acaba por estragar o resultado final.

Você pode também usar ar comprimido ou um pequeno aspirador para absorver a umidade e chegar a áreas difíceis de alcançar.

8

Quando a superfície estiver limpa, pode encerar toda a área pintada da moto e limpar os bancos com o produto adequado. Além disso, não se esqueça de lubrificar as correntes com óleo e outras partes externas da moto que ficam secas após da lavagem.

Se não for usar a moto durante algum tempo o mais aconselhável é usar um cobertor para tapar a moto e evitar assim que apanhe novamente sujidade e dificulte ainda mais o processo de limpeza.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como lavar a minha moto, recomendamos que entre na nossa categoria de Motos.

Conselhos
  • Lave a moto à sombra para que o sabão na seque e deixe manchas na superfície
  • Antes de fazer a limpeza certifique se que o motor está frio
  • Não se esqueça do óleo na corrente e de lubrificar outras partes quando terminar
  • Se não estiver usando a moto use um cobertor para evitar a acumulação de sujidade

Escrever comentário sobre Como lavar a minha moto

1 comentário
A sua avaliação:
jhones
qual o sabao especial a qual ele fala

Como lavar a minha moto
Imagem: autoevolution.com
Como lavar a minha moto

Voltar ao topo da página