Como limpar a bateria do meu carro

Como limpar a bateria do meu carro

A bateria do carro é uma das zonas do motor que mais se suja e isso, em algumas ocasiões, pode dificultar o seu correto funcionamento. É importante que a bateria do carro esteja limpa porque irá facilitar a mudança da mesma se for necessário e melhora o seu funcionamento. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba como limpar a bateria do carro.

Vai precisar de:
  • Bicarbonato de sódio
  • Massa condutora
  • Vaselina em creme
Passos a seguir:
1

Retire a bateria do carro. Para isso ponha luvas e lentes de proteção, em seguida solte as porcas dos terminais.

2

Retire primeiro o terminal do borne esquerdo e depois o do borne direito. Ao retirar o terminal direito, baixe o cabo conector de modo a que o terminal não toque na bateria.

3

Solte os suportes e retire a bateria.

4

Limpe a bateria. Prepare uma mistura de bicarbonato de sódio dissolvido em água quente (aproximadamente uma colher de chá por cada xícara de água).

5

Com uma escova de cerdas de plástico embebida nessa solução, limpe toda a cobertura da bateria e os bornes, até remover toda a ferrugem e sujidade.

6

Antes de instalar a bateria, limpe os terminais dos cabos conectores com a solução de bicarbonato de sódio e a escova de cerdas de plástico. Enquanto mantém a bateria fora do carro, limpe e dê um polimento nos terminais dos cabos até os deixar brilhantes.

7

Reinstale a bateria no carro. Coloque a bateria no seu sitio dentro do carro. Ajuste os suportes de modo a que a bateria fique imóvel no seu sitio.

8

Lubrifique os bornes e terminais de modo a cobrir todas as partes metálicas com uma camada de massa condutora.

9

Uma hipótese é usar massa condutora, que é um excelente condutor elétrico e isolante de umidade. Outra alternativa é a vaselina em creme. Prenda primeiro o terminal direito e depois o esquerdo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar a bateria do meu carro, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção do Carro.

Conselhos
  • Depois de terminar o trabalho, enxague as luvas e lentes protetoras, assim como a escova e as chaves com água morna para prolongar a sua vida útil.