Como limpar a corrente da moto

Como limpar a corrente da moto
Imagem: motos.about.com

Limpar a corrente da moto é muito importante já que este componente de seu veículo, que sempre tem que estar lubrificada, pode acumular graxa em excesso em alguns pontos - com o risco de que não possa realizar corretamente sua função e que sua segurança fique comprometida. A corrente, basicamente, é a responsável por transmitir o giro do motor à roda traseira. Em umComo explicamos com detalhes como limpar a corrente da moto.

Vai precisar de:
  • Limpador desengordurante
  • Lubrificante
  • Luvas
  • Escova pequena
  • Papelão
  • Jornais
  • Panos
Passos a seguir:
1

O mais recomendável é fazer esta operação de limpar a corrente da moto a cada 7.000 quilômetros, ainda que deverá realizá-la com mais frequência caso dê um uso muito intenso a seu veículo. A lubrificação da corrente, no entanto, deve ser feita com mais com frequência, a cada 500 quilômetros.

2

Durante a limpeza, é muito provável que caia óleo no solo, de modo que coloque a moto sobre papelão grosso que possa absorver a gordura ou sobre papéis de jornal em abundância. Para evitar manchar sua pele, use luvas e é aconselhável que vista roupas velhas que não se importe de sujar.

3

O primeiro que fará para limpar a corrente da moto é eliminar as acumulações de óleo da corrente. Há várias formas de fazer isso, mas o mais simples é que compre um produto limpador desengordurante em uma loja especializada. Vale a pena pelos resultados que obterá.

4

Para que o produto chegue a todos os cantos, aplique desde a roda traseira, fazendo que esta gire enquanto aplica. Além disso, quando vir que em alguma parte há uma acumulação exagerada de óleo, com uma pequena escova pode retirá-la, já que é possível que o limpador sozinho não seja suficiente para eliminá-la.

Outra alternativa é limpar a corrente com óleo diesel e um pincel. Neste caso, use um pano para proteger a roda traseira e evitar que se manche.

5

Quando a corrente já estiver limpa, o que terá que fazer é voltar a lubrificá-la, aplicando o lubrificante também desde a roda traseira, enquanto gira. Utilize um pano de forma imediata caso o produto cair sobre a roda.

6

Fazendo esta operação a cada 7.000 quilômetros aproximadamente, poderá manter a corrente de sua moto limpa e bem lubrificada para que realize sua função corretamente. Além disso, também poderá prolongar sua vida útil e, consequentemente, economizar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar a corrente da moto, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção da Moto.