Limpar os motores de carros

Como limpar o motor do carro 

Como limpar o motor do carro 
Imagem: tallervirtual.com

A limpeza do motor do nosso carro é uma tarefa de manutenção que devemos realizar a cada dois anos se o uso principal do veículo for na cidade, ou com frequência anual caso circulemos geralmente por zonas de montanha, já que há mais possibilidades de se introduzirem elementos como folhas, barro ou terra.

O excesso de pó no motor pode fazer com que o radiador fique tapado e pode causar posteriores problemas de refrigeração. Um motor sujo, além do mais, terá mais obstáculos para dissipar o calor, com o qual seu funcionamento geral não será o ideal. Em umComo.com.br explicamos-lhe passo a passo como limpar o motor do carro.

Vai precisar de:
  • Pincel.
  • Escova.
  • Produto de limpeza a seco.
  • Camurça.
  • Pistola de água a jato.
  • Bolsas.
  • Fita adesiva.
Também lhe pode interessar: Como limpar o interior do carro
Passos a seguir:
1

Tanto se optarmos por limpar o motor do carro com uma escova simplesmente, como se preferirmos usar jato de água - algo quase imprescindível se circulamos com o veículo com frequência por caminhos de terra - o motor deverá estar frio.

2

Caso o carro não esteja muito sujo, bastará usar um pincel ou uma escova para retirar o excesso de pó. Além disso, podemos borrifar no motor algum dos diversos produtos que encontraremos em lojas especializadas para efetuar a limpeza a seco.

Com uma camurça, podemos aplicar mais força nas zonas em que não tenha sido suficiente a ação da escova ou do pincel.

3

A alternativa para os motores que estejam mais sujos é a limpeza com jato de água, ainda que nem todos os carros aceitem, pelo qual deveremos consultar previamente o manual do nosso automóvel.

4

Quando tivermos confirmado que podemos lavar o motor do carro com jato de água, devemos tapar o alternador e outras partes elétricas com plásticos fixados com fita adesiva.

5

Com o carro frio, aplicamos o jato de água no motor, evitando aquelas partes elétricas tapadas pelos plásticos e focando nas zonas que detectarmos que apresentam mais sujeira.

6

Uma vez aplicada a água, já podemos ligar o motor e deixamos-lo ao relantim (número mínimo de rotações) durante uns minutos para que o calor nos ajude a secar completamente a área antes de começar a andar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar o motor do carro , recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção do Carro.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
orandyr bassi
Boa tarde. Poderiam dizer quais são os produtos de limpeza a seco que podem ser utilizados? grato, orandyr
Imagem: tallervirtual.com
Como limpar o motor do carro