Como limpar os tapetes do meu carro

Como limpar os tapetes do meu carro
Imagem: tusanuncios.com

Após um tempo a adiar, chegou a hora de dar um bom tratamento ao seu carro. São muitas as horas que passamos dentro do nosso veículo, sobretudo aquelas pessoas que o usam diariamente para ir para o trabalho ou, inclusive, como ferramenta de trabalho. Por isso, é aconselhável manter o carro limpo, especialmente por dentro, para criar uma atmosfera agradável na qual relaxar durante os estressantes engarrafamentos ou as viagens de várias horas em família.

E dentro do estofamento interior, um dos objetos que mais sujamos são os tapetes. De modo que se quiser deixá-los brilhantes e livres de sujeira e maus cheiros, em umComo.com.br explicamos-lhe como limpar os tapetes do seu carro.

Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, para poder retirar os tapetes e lavá-los, é aconselhável que o resto do carro esteja bem organizado e os objetos que normalmente vamos armazenando no chão, recolhidos nos compartimentos acondicionados para isso. Além disso, é preferível que os elementos da parte superior, como os bancos, os vidros internos das janelas ou o porta-luvas já estejam limpos, porque de nada serve deixar os tapetes como novos se depois formos derramar produtos de limpeza em cima.

2

Uma vez que o resto do estofamento interior já esteja limpo e os objetos que normalmente armazenamos, como os óculos de sol, o ambientador ou o cinzeiro estiverem já guardados, retiramos os tapetes de sua posição habitual para limpá-los mais comodamente no exterior.

3

Com os tapetes já fora do carro, é necessário limpar o pedacinho de chão que eles cobriam. Se você está em sua casa ou garagem, o mais adequado é utilizar algum tipo de aspirador. Existem aspiradores especiais para carpete, mas se você não conseguir um, pode utilizar um pano úmido para que a sujeira prenda nele.

Se você estiver em um lava jato, por umas quantas moedas há aspiradores especiais que você pode utilizar em seu carro por alguns minutos.

4

Agora já temos tudo pronto para começar a limpar os tapetes tendo em conta de que tipo de material eles são. No entanto, há um passo prévio comum a todo tipo de tapetes: a sacudida. É um dos passos mais divertidos, bater com toda sua força sobre uma superfície dura e o mais limpa possível. Além de eliminar e outra sujeira incorporadas, é uma boa forma de eliminar tensões!

5

Nos carros antigos, os tapetes costumavam ser de plástico ou de borracha mole. Este tipo de tapete é o mais fácil de limpar. Basta passar um pano úmido ou uma mangueirada e deixá-los secar um instante.

No entanto, muitos dos tapetes que complementam os últimos modelos de carros são de uma fibra parecida ao do resto da carpete interna. Se esse for o nosso caso, poderíamos voltar a usar as técnicas descritas no passo número 3.

De qualquer maneira, em quase todos os estabelecimentos dedicados à limpeza de automóveis existem máquinas automáticas que são ativadas com uma moeda conseguindo escová-los, ensaboá-los, enxaguá-los e secá-los em poucos minutos.

Imagem: carros.mercadolivre.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar os tapetes do meu carro, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção do Carro.