Como limpar os terminais da bateria do carro

Como limpar os terminais da bateria do carro

É normal que passado algum tempo, os terminais da bateria do nosso veículo fiquem com mau aspeto ou que sofram de mau contato. Isto acontece devido ao fato do metal dos terminais poderem sulfatar. Em umComo.com.br vamos explicar como limpar os terminais da bateria do carro.

Vai precisar de:
  • Chave inglesa ou chave de fenda
  • Escova de arame
  • Recipiente com 500 ml de água e 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio ou cola
  • Trapos
Passos a seguir:
1

Um terminal de uma bateria suja ou com sulfato pode dificultar ou até impedir que o seu carro arranque. A primeira coisa que deve fazer é pegar no carro e dar uma olhadela nos terminais da bateria para confirmar se esta suja ou sulfatada. A sulfatação é vista quando o metal se torna azul ou verde.

2

Agarre numa chave de fenda e remova os parafusos ou porcas que estão a prender os cabos à batera, remova o cabo negativo em primeiro lugar. Faça agora o mesmo com os terminais do lado direito, tendo atenção que os fios de metal não entrem em contato uns com os outros.

3

Para remover a sujidade ou a sulfatação use um recipiente com água e junte umas colheres de bicarbonato de sódio. Outra alternativa é a utilização de cola de marcas líderes. Aplique a solução por cima da bateria e deixe arrefecer para que atue. De seguida vai agarrar num trapo com a solução e dar uma volta geral à bateria e por fim limpar tudo muito bem com um pano seco.

4

Quando estiver tudo seco, esfregue os terminais com um escova aço, limpando também as porcas e os parafusos da mesma forma, raspando toda a sujeira restante. Para melhor resultado até pode ainda passar uma lixa. Com outro pano úmido basta só limpar os detritos que podem ter caído ao esfregar o cabo.

5

Antes de colocar novamente os cabos, alguns experiencialistas recomendam usar a vaselina ou gordura e colocar uma pequena camada sobre os terminais para evitar vazamento de fluido. No seu caso pode optar ou não a utilizar esta técnica.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar os terminais da bateria do carro, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção do Carro.