Manter uma moto

Como manter a bateria da minha moto 

Como manter a bateria da minha moto 
Imagem: motosciudad.com

Saber como manter a bateria da moto implica ter em conta que estes veículos são, às vezes, o meio de transporte secundário. Assim, é muito frequente que quem se desloca normalmente de carro tenha a moto como veículo ocasional para os fins de semana ou quando está bom tempo. Isto deve ser levado em consideração na hora de cuidar da bateria. Em umComo.com.br damos a você mais respostas à pergunta de como manter a bateria da sua moto.

Também lhe pode interessar: Como carregar a bateria de uma moto

Passos a seguir:

1

Como dissemos, ao contrário dos carros, as motos em grande parte dos casos não são o veículo principal de um condutor. Deste modo, são usadas ocasionalmente, algo que pode colocar em risco o estado da bateria que pode chegar a descarregar por falta de uso.

A descarga total reduz a vida útil da sua bateria, já que as placas internas podem se estragar. Por isso, a primeira regra para saber como manter a bateria da sua moto é tentar mexer sua moto com frequência, mesmo que seja só para rodar 5 minutos a cada 3 dias.

2

Se você não quer se preocupar em mexer sua moto para que a bateria não descarregue, o que deve fazer é desmontar esta peça e carregá-la uma vez por mês, aproximadamente. Para fazer esta operação, consulte o manual de sua moto de modo a realizá-la da forma adequada. Há uma infinidade de modelos de baterias e cada uma tem um processo diferente.

3

Nas instruções você encontrará outro dado importante a respeito de como manter a bateria da moto, já que você deverá consultar se esta peça é das chamadas "sem manutenção" ou, pelo contrário, se pertence ao grupo das "com manutenção". Neste último caso, o fabricante indicará a você na documentação a cada quanto tempo deverá trocar o líquido de seus tubos, que é água destilada.

4

Também é importante na hora de saber como manter a bateria da moto que se deve manter os bornes limpos, retirando qualquer excesso de sulfato que tende a acumular no exterior. Use água e bicarbonato de sódio para limpar os bornes, após tê-los desligado. Antes de voltar a colocá-los, seque-os cuidadosamente com um pano.

5

Se você seguir estes conselhos sobre como manter a bateria da sua moto talvez possa prolongar a vida útil desta peça, que costuma durar aproximadamente 2 anos.

6

Se a bateria de sua moto chegar a descarregar completamente e você precisar usar sua moto com urgência, deve ler este artigo no qual explicamos a você como dar a partida em uma moto sem bateria. De qualquer modo, você deve saber que não é uma opção muito recomendável, já que pode provocar danos mecânicos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como manter a bateria da minha moto , recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção da Moto.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Elizomar Bezerra Sousa
Minha moto e uma bis e não tem nenhum ano de uso e a bateria já se encontra descarregada sera devido ao alarme que instalei nela e preciso já troca a bateria mesmo estando com pouco tempo de uso?
Imagem: motosciudad.com
Como manter a bateria da minha moto