Partilhar

Como manter os freios em bom estado

Como manter os freios em bom estado

Os freios são uma parte fundamental da segurança na hora de dirigir, por isso é importante estar sempre atento à manutenção e cuidado dos mesmos para poder evitar acidentes. Dependendo do tipo de vias por onde transitemos, a quilometragem do veículo e nossa forma de dirigir, os freios sofrerão um desgaste menor ou maior, por isso é preciso prestar atenção aos sinais do nosso carro. Em umComo.com.br damos alguns conselhos para que descubra como manter os freios em bom estado e dirigir sempre de forma segura.

Passos a seguir:
1

O tipo de via por onde transita todos os dias influencia de forma determinante no desgaste das pastilhas e dos discos de freio. Se você mora em uma cidade com muitas subidas e descidas, ou transita por vias montanhosas com muita frequência, seus freios desgastarão bem mais rápido que os de alguém que viaja sempre em uma cidade plana.

Apesar da hora de trocar as pastilhas dos freios variar segundo o modelo do carro e o tipo de direção, é recomendável que seja feita uma revisão ao chegar aos 20.000 km. Mas se o seu carro transitar por subidas e descidas ou vias montanhosas, esta revisão deverá ser feita antes pois o desgaste será muito maior.

2

Uma das dicas mais importantes para manter os freios em bom estado é realizar uma condução eficiente. Frear bruscamente de forma constante ou abusar no uso dos freios, são as principais razões pelas quais se produz um maior desgaste e, com isso, a necessidade de trocar as pastilhas e os discos com mais frequência, algo que também afeta nosso orçamento.

3

Nosso carro possui uma caixa de câmbio, seja automático ou mecânico, que devemos usar para diminuir a velocidade do carro, principalmente nas subidas, para evitar o desgaste dos freios. Ter em consideração esta recomendação manterá os freios em bom estado por muito mais tempo.

4

Nosso carro costuma dar muitos sinais quando algo não está bem com os freios, e escutá-los é importante para garantir nossa segurança. Se não tiver trocado as pastilhas ou discos e ao frear escutar barulhos ou rangidos, é muito importante revisar os freios, pois é provável que os discos estejam em mau estado ou que as pastilhas tenham se desgastado. A recomendação é ir a uma oficina mecânica para uma revisão.

5

Quando o freio se encontra mais duro que o normal ao frear, ou se perceber que para frear você deve pisar bem mais fundo no freio, pois a distância de frenagem aumentou, é importante fazer uma revisão pois estes são sinais de que os freios do carro estão desgastados.

6

Quando ao frear você perceber que o volante do carro vibra levemente, é importante fazer uma revisão, pois este é outro sinal de desgaste dos freios. Além disso, se tiver um carro moderno é muito provável que o mesmo avise você de quando é a hora de fazer uma revisão nos freios. É necessário ouvir este tipo de advertências para garantir a segurança.

7

Por último é conveniente que nunca deixe passar mais de 20.000 km sem uma revisão completa do sistema de frenagem do carro, pois esta é a distância máxima recomendada que deve ser percorrida com as mesmas pastilhas para freios.

Como mencionamos no começo, pode ser que pelo seu tipo de condução ou pelas vias que transita, os freios aguentem bem mais ou desgastem bem mais rápido, no entanto este é o limite estabelecido e o mais prudente é respeitá-lo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como manter os freios em bom estado, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção do Carro.

Escrever comentário sobre Como manter os freios em bom estado

Como manter os freios em bom estado
Como manter os freios em bom estado

Voltar ao topo da página