Partilhar

Como medir a pressão de um pneu

Como medir a pressão de um pneu

A importância de um bom pneu é que ele é o único meio de contato entre o chão e o carro. É por este motivo que você deve saber medir a pressão de um pneu.Que o carro tenha uma pressão de enchimento adequada é muito importante para obter o melhor rendimento do pneu. A pressão de enchimento correta é a recomendada pelo fabricante do pneu; para conhecer qual é a pressão para os pneus do seu carro, consulte o respectivo manual de instruções de seu carro. A pressão de enchimento geralmente está entre os 28 a 30 psi. em veículos ligeiros. Esta pressão deve ser controlada no mínimo a cada 15 dias, incluindo a roda sobressalente.

Também lhe pode interessar: Quando trocar os pneus do carro
Passos a seguir:
1

Para poder medir a pressão de um pneu você deve usar um manômetro. Caso não disponha de um manômetro, vá até um posto de serviço mais próximo, pois normalmente ele está disponível nesses locais.

2

Se você for a um posto de serviço, procure a área de calibragem e troca de pneu. Dirija o carro até o local.

3

Ao chegar, estacione seu carro em frente, desligue o motor, puxe o freio de mão e de declive do veículo.

4

Em seguida, verifique roda por roda (inclusive a sobressalente) e retire a tampa, esta normalmente está situada no interior do aro, você a verá facilmente porque é de cor preta. Quando tiver retirado todas as tampas, guarde-as em um lugar seguro, é muito importante não as perder.

5

Depois vá até à máquina de ar, pegue a mangueira e coloque-a dentro do bocal de uma roda. Faça isso suavemente, mas ao mesmo tempo de uma forma segura, colocando a mangueira até o final do bocal. Cuidado para não se assustar, pois quando colocar o início da mangueira no bocal, você ouvirá um ruído de ar, não se preocupe, é normal.

6

Quando tiver colocado a mangueira no bocal, desloque-se para a máquina de ar para poder medir a pressão de um pneu.

7

Faça o mesmo para todos os pneus do veículo, inclusive o pneu sobressalente.

8

Quando tiver medido a pressão de todos os pneus, verifique os resultados obtidos com a recomendação do fabricante de seu carro (para isso, você pode consultar o manual de instruções).

9

Se detectar que um dos pneus tem a pressão baixa, você deve enchê-lo de ar. Pelo contrário, se detectar que um dos pneus tem a pressão muito alta, retire o ar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como medir a pressão de um pneu, recomendamos que entre na nossa categoria de Carros.

Conselhos
  • Se o veículo usa diferentes pressões nos eixos dianteiros e traseiros, o pneu sobressalente deve ter a maior pressão recomendada.

Escrever comentário sobre Como medir a pressão de um pneu

1 comentário
Christiano
O manual do Golf recomenda a calibragem dos pneus com (PSI) D: 28 e T: 28 (para carro vazio) e D: 30 e T: 38 (para carro carregado). Daí posso calibrar o carro com os 30/28 na véspera com o carro vazio ou só na saída pra viagem, com todos os passageiros e bagagens embarcados? Faz alguma diferença?

Como medir a pressão de um pneu
Como medir a pressão de um pneu

Voltar ao topo da página