Como medir o nível de óleo de um carro

Como medir o nível de óleo de um carro

Os carros convencionais, funcionam com um motor de explosão. O óleo é um liquido cuja função é lubrificar as partes metálicas do motor e diminuir o atrito nas partes móveis para evitar seu desgaste. Um motor bem lubrificado, reduz também a despesa com combustível e aumenta a potência. Por isso é muito importante que você saiba medir o nível de óleo de um carro.

Passos a seguir:
1

Você deve desligar seu carro e deixar que este esfrie, isto fará com que o óleo baixe para o nível normal, pois a temperatura elevada de um motor em funcionamento faz o óleo aquecer e expandir.

2

Quando o carro esfriar, você deve levantar o capô e procurar a vareta do óleo, ela está em um lugar bem visível e normalmente está escrito ÓLEO ou OIL.

3

Retire a vareta e limpe-a com um pano seco e volte a colocá-la no seu lugar. A primeira vez que retirar a vareta não serve para medir o nível de óleo pois pensa que seu carro esteve em movimento anteriormente e o nível de óleo foi movendo-se.

4

Volte a tirar a vareta, removendo-a totalmente.

5

Você deve lembrar que a vareta tem duas marcas, uma de máximo e outra de mínimo. O nível de óleo deve estar situado entre estas duas marcas, preferivelmente mais bem situado para a linha de máximo.

6

Se o nível de óleo estiver próximo da linha de mínimo, por precaução, você deve ir no seu mecânico para que ele ponha mais óleo no motor.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como medir o nível de óleo de um carro, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção do Carro.

Conselhos
  • Em carros novos, você vai perceber que o carro quase não gasta óleo e que o nível sempre se mantém igual, mas em carros velhos, por precaução, controle o nível de óleo a cada semana.