Partilhar

Como melhorar o rendimento do motor do carro

O motor do carro é assim como seu coração, por isso se cuidar bem, terá seu carro por muito tempo. Além dos trabalhos de manutenção habituais, pode tomar uma série de medidas adicionais para que o funcionamento do sistema seja o ideal. Trata-se de prestar atenção tanto nos acessórios que vai utilizar como na sua própria forma de conduzir. Em umComo.com.br oferecemos a você uma série de conselhos a respeito de como melhorar o rendimento do motor do carro.

Também lhe pode interessar: Como cuidar do motor do meu carro
Passos a seguir:
1

Eliminar o catalisador do carro pode melhorar o funcionamento de seu motor, uma vez que ficará um pouco mais potente. No entanto, tem que ter em conta que poluirá mais a atmosfera e do ponto de vista acústico. Inclusive é possível que tenha problemas para passar na inspeção ou que o multem se poluir acima do permitido.

2

Se você evitar pôr o ar condicionado durante o funcionamento, também poderá melhorar o rendimento do motor. Assim, sabe que se ligar o ar acaba com a potência do carro. De qualquer forma, também não é conveniente dirigir em uma temperatura muito alta. Você deve avaliar o que é mais importante em cada momento e se deve sacrificar um pouco de potência em favor de melhores condições no espaço.

3

Utilizar a marca ou o tipo de óleo recomendado pelo fabricante é outro modo de melhorar o rendimento do motor de seu carro. Em qualquer caso, utilize sempre marcas de qualidade nas diferentes peças que compõem o motor e conseguirá que o mecanismo funcione de forma correta.

4

Além disso, tem a opção de utilizar aditivos cuja função é precisamente a de melhorar o rendimento do motor do carro. Estes produtos costumam trabalhar para reduzir os atritos e para melhorar a composição do combustível.

5

Uma condução suave é, assim, uma boa aliada para melhorar o rendimento do motor do carro. Se você evitar submeter o motor a acelerações repentinas, estará agindo da forma adequada para que seu motor se conserve em bom estado com a passagem dos quilômetros e dos anos.

6

Se você tiver em conta todos estes conselhos e realizar uma manutenção geral adequada, terá um motor com um rendimento ótimo e, ainda, contribuirá para prolongar sua vida útil.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como melhorar o rendimento do motor do carro, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção do Carro.

Escrever comentário sobre Como melhorar o rendimento do motor do carro

1 comentário
Walter Brito
Olá, ótimas dicas!! Mas tenho uma pergunta: tenho um Idea Adventure 2007, 1.8, 8 v, motor GM. Acabei de "fazer' cabeçote e, claro, troquei os anéis e os bronzes fixos. Mas já tinha feito motor antes, na validade do mesmo (200 mil Km, na verdade aos 219 mil) e ele deixou de ser standard para 0,50 . Fiz cabeçote agora (o motor está com 350 mil Km), pois já havia desgaste e estava "desaparecendo" água (passando pelo desgastes) e superaquecia com facilidade, principalmente com o uso do ar condicionado. Mesmo com estes problemas o carro tinha uma ótima potência. Só que imediatamente após este serviço, ao invés de sentir um pouco mais de potência o carro ficou pior que um carro mil cc. Além da troca das peças já referidas, também troquei o sensor de temperatura do bloco, óleo e filtro (usei óleo semissintético), medi a pressão do óleo e foi constatada a correta, troquei o interruptor de óleo, o radiador é relativamente novo (menos de um ano), troquei as mangueiras de arrefecimento, bicos injetores, velas e cabos, filtro de combustível e ar, bomba d'água (segundo o mecânico não era preciso trocar a bomba de óleo). Só não mexi na sonda lambda. Também notei que pela manhã o carro sai de casa com a potência normal e em um determinado tempo ele cai de rendimento e fica assim (se colocar o ar, aí piora e MUITO). Normalmente numa entrada de rua, por exemplo, reduzo pra segunda e "puxo" no acelerador, normalmente a resposta é forte e imediata, de repente, no meio da puxada ele cai a potência... pronto, vai ficar assim até o outro dia. Quando ele está neste estado, pra obter uma potenciazinha eu tenho que puxar no acelerador e segurar, aí percebo como se fosse um carro automático antigo... vai acelerando, dá um saltinho, acelera mais, dá outro saltinho e assim por diante. Também posso acelerar, soltar, acelera, soltar pra ganhar potência mais rápido, mas é horrível. Nesse período rodei numa BR por uns 30 Km, ele quase não chegava em 100 ou 110... e na reta ou descida se pegava uma subidinha reduzia pra 80 rapidinho. Quais os testes que posso fazer pra diagnosticar o que está causando isso?

Voltar ao topo da página