Partilhar

Como mudar o filtro de ar de um carro

Como mudar o filtro de ar de um carro

Os filtros têm a função de depurar o veículo de qualquer impureza que possa causar danosno motor ou aos ocupantes do veículo. Os filtros são um elemento essencial para o bom funcionamento do veículo, e sua boa manutenção pode prolongar a vida do motor.O filtro de ar, é o que se encarrega da chegada do ar perfeitamente limpo ao motor sem impurezas que poderiam danificá-lo. Por isso é muito importante que você saiba mudar ou limpar o filtro de ar de seu carro.Manter os filtros do carro em bom estado é tão importante quanto manter bem os mecanismos em funcionamento. Evite poupar dinheiro e compre bons filtros, pois utilizar filtros de baixa qualidade pode ser muito prejudicial para seu carro. Pense que a poupança na manutenção dos filtros de seu carro pode causar um investimento ainda maior em reparações.

Também lhe pode interessar: Como limpar os injetores do carro
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar deixe arrefecer o motor do carro, lembre-se que este tem uma temperatura elevada quando está em funcionamento.

2

Levante o capô do carro e procure onde está o filtro de ar (pode verificar o manual de instruções do seu carro), normalmente está situado na parte superior do motor, perto do vidro dianteiro. Lembre-se de que normalmente estão dentro de uma caixa quadrada.

3

Após localizá-lo com a ajuda de uma chave de fenda, desaperte os parafusos que o prendem e depois pegue o filtro e retire para fora. Também há filtros de ar que estão encaixados a pressão, leia o manual de instruções do seu carro para saber de que tipo é o seu.

Como mudar o filtro de ar de um carro - Passo 3
Imagem: carsigma.com.br
4

Com o filtro de ar nas mãos, examine-o exaustivamente e determine neste momento se deve limpá-lo ou deve trocá-lo porque está muito deteriorado.

Imagem: armaquinas.com
5

A operação de limpeza deve ser realizada a cada 5.000 ou 10.000 km, mas sobretudo em meses de calor devido ao excesso de pó e pólen das árvores. Se concluir que deve limpá-lo, a limpeza deve ser feita por compressão de ar que deve circular no sentido contrário da circulação quando é aspirado pelo motor.

6

Deve trocar o seu filtro de ar a cada 15.000 ou 20.000 km, muito em função da época do ano em que se encontra e por onde tenha circulado. Se concluir que o deve trocar, compre um filtro novo, do mesmo modelo que o velho e substitua simplesmente o filtro velho pelo novo e volte a fechar a caixa. Certifique-se que a caixa exterior do filtro fica hermeticamente fechada. Uma fissura qualquer, anularia o trabalho importante do filtro de ar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como mudar o filtro de ar de um carro, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção do Carro.

Escrever comentário sobre Como mudar o filtro de ar de um carro

Como mudar o filtro de ar de um carro
Imagem: carsigma.com.br
Imagem: armaquinas.com
1 de 3
Como mudar o filtro de ar de um carro

Voltar ao topo da página