Partilhar

Como mudar o óleo do carro

Como mudar o óleo do carro

O óleo tem um papel muito importante no funcionamento do motor, por esse motivo é indispensável que vá controlando os níveis de óleo do seu carro, e caso esteja baixo ou nos níveis mínimos deve pôr óleo no seu carro. Lembre-se que o óleo perde as suas propriedades e vai-se contaminando com o uso, é por isso que depois de alguns quilômetros deve muda-lo totalmente.

As principais funções do óleo num motor são: lubrificar as peças móveis, arrefecer o motor, vedar o espaço entre os pistões e as anilhas e limpar o motor eliminando resíduos de carbono que se podem formar no seu interior.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como trocar o óleo do motor do carro
Passos a seguir:
1

Deve deixar o carro arrefecer, isto porque com o motor quente poderia sofrer queimaduras. Lembre-se que os motores atingem temperaturas muito elevadas, por isso é muito importante que faça e comece este processo com o motor do seu carro bem frio.

2

Levante o capô do seu carro e procure a tampa do óleo, normalmente tem escrito OIL ou ÓLEO e inclusivamente em algumas marcas tem um desenho muito explícito.

3

Depois de encontrar a tampa do óleo deve desentupir e terá que verter o óleo no orifício. Tenha cuidado, faça este processo lentamente e tente verter primeiro meio litro de óleo.

4

Depois de ter vertido o primeiro meio litro, tape o orifício com a tampa e deixe o seu carro repousar uns 5 minutos.

5

Passado esse tempo, tem que voltar a verificar o nível do óleo. Assim poderá ver se o seu carro necessita mais óleo ou não. Tente deixar sempre o nível de óleo próximo da linha máxima.

6

Se verificar que o seu carro precisa de mais óleo, tem que repetir as instruções 2,3,4 e 5 até que veja que o nível de óleo do seu carro seja o correto.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como mudar o óleo do carro, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção do Carro.

Conselhos
  • Lembre-se que para sua segurança esta operação deve ser realizada com o motor do seu carro bem frio, caso contrário, se o motor estiver quente o óleo quente, ao abrir a tampa do óleo, pode sair disparado e queima-lo.
  • Tente adicionar o mesmo tipo de óleo que o seu carro tinha, para isso tem de consultar o seu mecânico e perguntar que tipo de óleo usou, sobretudo deve perguntar o seguinte: Marca, tipo de aditivo e nível de viscosidade.

Escrever comentário sobre Como mudar o óleo do carro

1 comentário
A sua avaliação:
ROSEMILTON OLIVEIRA
Oleo tem q ser aberto na hora da troca, embalagens abertas devem ser descartadas, o q nesse caso inviabiliza repor o oleo pela metade e guardar o restante no carro.

Como mudar o óleo do carro
Como mudar o óleo do carro

Voltar ao topo da página