Como participar no leilão do DETRAN

Como participar no leilão do DETRAN
Imagem: correiodopantal.com.br

O DETRAN, Departamento Estadual de Trânsito, é uma autarquia do Poder Executivo Estadual que é responsável pela fiscalização do trânsito de veículos terrestres nas suas respetivas juridições no território brasileiro. Algumas das funções desta entidade são controlar ações relacionadas à habilitação de condutores, promover a educação para o trânsito credenciar fabricantes de placas, credenciar o despachante de trânsito entre outras atividades. O DETRAN realiza um leilão de carros e motos que foram apreendidas, em diversos estados. Pretende comprar um carro ou moto no leilão do DETRAN? Continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba como participar no leilão do Detran.

Participar no leilão do DETRAN

Para participar no leilão do DETRAN, basta comparecer no dia do evento. Para saber as datas e os locais dos leilões, terá de acessar ao site do DETRAN do seu estado e procurar por "Leilões". Aqui, encontrará a informação acerca do dia e do local do leilão, bem como que carros estarão presentes no evento. Se por sua vez, quiser verificar o estado de conservação do veículo, antes de leilão, poderá ver os carros a serem leiloados no pátio do DETRAN, numa data previamente marcada.

Informações importantes para o comprador

Os veículos leiloados serão entregues no estado em que se encontram, sem qualquer tipo de alteração.

Ao comprar um veículo no leilão do DETRAN, o novo dono não herda as dívidas. Se o valor da venda do veículo for suficiente para pagar o IPVA e todas as multas, o saldo restante será entregue ao antigo proprietário. Caso contrário, se o valor da venda do veículo não for suficiente para cobrir todas as dívidas, o antigo dono ficará ainda em dívida com o estado.

Poderão ser leiloados veículos com ou sem direito a documentação. Os veículos sem direito a documentação terão a numeração do chassi pinada, permanecendo no veículo apenas os últimos quatro números e com as placas retiradas.

Os veículos comprados com direito a documentação só serão retirados do pátio, após o pagamento dos mesmos e da transferência de proprietário. Também a regularização deste, fica à inteira responsabilidade do arrematante.

"Os veículos arrematados, quando não retirados no prazo máximo e improrrogável de 90 dias da data da venda do leilão, serão novamente leiloados." (Art. 32 da Portaria DETRAN 938/06).

Veja também outros artigos sobre o Detran:

  • Como fazer simulado do Detran
  • Como agendar consultas no Detran

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como participar no leilão do DETRAN, recomendamos que entre na nossa categoria de Carros.