Partilhar

Como preparar o meu carro para a inspeção

Por Patrick Gomes. Atualizado: 16 janeiro 2017
Imagem: guiame.com.br

Levar o carro à inspeção é um procedimento obrigatório que visa a segurança na estrada, prevenindo que circulem veículos com anomalias que podem pôr em risco a vida do condutor ou de terceiros. Por esta razão é muito importante atender à inspeção veicular sempre que se aproximar a data, e esta varia consoante o tipo de veículo que é e sua idade. De forma a evitar reprovações na inspeção, é necessário saber como preparar o carro para a inspeção, e neste artigo de umComo.com.br damos-lhe todas as instruções.

Também lhe pode interessar: Como preparar o carro para viajar
Passos a seguir:
1

Se você for entendido em mecânica automóvel, pode optar por fazer uma revisão ao seu carro. Desta forma consegue avaliar detalhadamente o que está funcionando mal e reparar esses aspetos, de forma a passar na inspeção sem problemas.

2

No entanto, se você não tem prática nesses procedimentos, existem alguns que pode realizar sem dificuldade, como avaliar se o óleo do carro precisa de ser trocado. Para isso, meça o nível do óleo recorrendo à vareta do mesmo. Se o nível estiver baixo, é aconselhado que mude o óleo, de forma a trazer melhores resultados na inspeção veicular.

Como preparar o meu carro para a inspeção - Passo 2
Imagem: estadao.com.br
3

Teste os freios de forma a verificar se eles travam bem ou se as pastilhas necessitam de ser trocadas. Esse é um detalhe muito importante para a condução segura e caso não se encontrem em bom estado poderão originar uma reprovação.

4

Também poderá fazer uma análise aos pneus, algo que será simples. Se eles apresentarem pouco relevo, ou seja, se estiverem muito gastos, é preferível que os troque, e verifique também se existe necessidade de os encher de ar.

Imagem: renault.pt
5

Dê uma olhada no motor no carro e verifique os cabos de vela. Cabos velhos não são de todo aconselhados pois aumentam a emissão de gazes poluentes, e esse tipo de situação tem pouca change de passar impune na inspeção. Por essa razão, troque-os.

6

Se tem dirigido o seu carro e notado algum ruído estranho vindo do motor, isso geralmente não é bom sinal. Nesse caso recomendamos que verifique e ajuste o ponto do veículo e também que regule as válvulas.

Imagem: mercadomineiro.com.br
7

Queremos que o motor do carro funcione de forma eficaz, certo? Par isso será também necessário verificar se o filtro de óleo, de ar e de combustível necessitam de ser trocados. São esses o elementos que garantem a limpeza, eficácia e fluidez da parte interna e da combustão do motor.

8

Por último, dê uma olhada nas luzes do carro, espelhos e escovas. Se algum deles apresentar um defeito como, por exemplo, estar quebrado, é aconselhado que troque por um novo ou os mecânicos da inspeção poderão usar isso como razão para reprovarem seu carro.

Imagem: clubegolfpt.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como preparar o meu carro para a inspeção, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção do Carro.

Escrever comentário sobre Como preparar o meu carro para a inspeção

Imagem: guiame.com.br
Imagem: estadao.com.br
Imagem: renault.pt
Imagem: mercadomineiro.com.br
Imagem: clubegolfpt.com
1 de 5

Voltar ao topo da página