Partilhar

Como prolongar a vida útil de um motor a diesel

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como prolongar a vida útil de um motor a diesel

Os motores a diesel são cada vez mais sofisticados, por isso acaba sendo mais difícil que tenham algum problema, apesar de serem mais caros de reparar. Nos tempos de hoje, economizar no arranjo e manutenção do carro e prolongar sua vida útil é uma ótima ideia. Para fazê-lo, damos uma série de conselhos úteis e todos eles de graça, precisará apenas de tempo e paciência. Se quiser saber como prolongar a vida útil de um motor a diesel, em umComo.com.br explicamos-lhe.

Também lhe pode interessar: Qual é a vida útil de um carro
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, não esqueça de seguir sempre o plano de manutenção especificado pelo fabricante no manual. Você deve cumprir com os prazos de revisão e estar atento ao tipo de óleo e outras peças que deve repor.

2

Não se deve parar o motor de repente logo após circular pela estrada ou pela serra. É necessário esperar, no mínimo, um minuto, pois o óleo quente na turbina pode carbonizar e poderia romper o turbo.

3

É bastante recomendável não "apressar" muito o tanque. Deve encher sempre o tanque quando o indicador marcar um quarto de capacidade, pois no caso do diesel as impurezas do combustível se acumulam no fundo e poderiam passar ao sistema de alimentação, danificando-o por completo.

4

Caso um camião cisterna esteja abastecendo em um posto de gasolina, você nunca deve abastecer pois poderiam entrar impurezas e umidade no seu carro. Em qualquer caso é necessário esperar, no mínimo, uma hora desde o abastecimento.

5

Você deve controlar de forma periódica o nível de óleo. Um nível muito baixo poderia provocar graves problemas no motor, enquanto que um nível muito alto poderia danificar o tubo ou as juntas. Para revisá-lo, é necessário ter o carro em superfície plana e o motor frio.

6

Antes de sair com o carro, deve esperar 10 segundos mais ou menos até que o motor esquente. Desta forma, a bomba do óleo tem tempo suficiente para lubrificar o motor inteiro.

7

Purgar o filtro de combustível de forma periódica também é muito importante, pois assim você evita que a umidade do combustível afete o sistema de injeção. Quando levar o carro para a revisão, peça que eles purguem o mesmo.

8

Deve-se trocar o filtro de combustível a cada 60.000 km aproximadamente. Graças a isso, evitará que entrem impurezas no sistema de injeção que possam danificá-lo.

9

Você deve controlar as revoluções, pois ao circular com o motor por baixo de 2.000 rpm e acelerar sem reduzir a marcha podem ser provocados vários problemas a curto prazo. Principalmente, porque se gera mais carbono na combustão, reduzindo a vida útil da válvula EGR do catalisador, fazendo o motor sofrer mais e provocando desgastes e vibrações.

10

Por último, deve-se evitar o uso de biodiesel, pois contém mais umidade que a gasolina e pode chegar a provocar problemas no sistema de injeção.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como prolongar a vida útil de um motor a diesel, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção do Carro.

Conselhos
  • Para mais informações e para resolver qualquer dúvida consulte seu mecânico/concessionário habitual.

Escrever comentário sobre Como prolongar a vida útil de um motor a diesel

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Aniceto Leandro Filho
Gostei muito, estou querendo saber qual a durabilidade media de um motor HR?
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Olá Aniceto, falar de durabilidade de um motor hoje em dia é um pouco difícil, a chave para prolongar a vida útil do motor é a sua manutenção e cuidado. Fazer a manutenção a tempo e horas é fundamental se você quer que um motor dure por mais tempo. Além disso, a forma de condução também influencia, mas a manutenção e cuidado e a principal chave! Obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando ;)
oslo camargo
Assustou o comentario sobre o uso do biodiesel. Aqui no Brasil tudo seerá biodiesel!
Aniceto Leandro Filho
Muito....

Como prolongar a vida útil de um motor a diesel
Como prolongar a vida útil de um motor a diesel

Voltar ao topo da página