Como realizar a manutenção dos pneus

Como realizar a manutenção dos pneus

Os pneus de todos os veículos são uma das partes que mais expostas estão à deterioração, portanto, devemos realizar uma correta conservação nesta parte. Desta forma, a manutenção das rodas influencia diretamente na direção e, por consequência, na segurança do motorista e dos passageiros. Por tudo isto, será necessário que conheça tudo aquilo que deve ser revisado e tenha em conta como realizar a manutenção dos pneus.

Pressão

É o mais importante para a correta manutenção dos pneus. Em primeiro lugar, verifique qual é a pressão indicada para os pneus de seu veículo, tanto nas rodas dianteiras como traseiras (porque não é a mesma). Esse dado geralmente vem indicado no canto das portas, mas se o pneu não for o original, deverá averiguá-lo, por exemplo, na página do site do pneu. A pressão é sempre medida com o pneu frio e deveria ser verificado, para um uso normal, aproximadamente uma vez por mês. Também será necessário revisá-lo depois de situações anormais, como uma forte batida em um buraco.

Estado geral

Ao revisar os pneus, também deverá verificar o estado geral em que se encontram; isto é, que não tenham contusões, cortes, sinais de desgaste... Controle também o estado dos aros. Assim, o desgaste das rodas deve ser similar, igual em ambas as rodas (dianteiras ou traseiras), pois, caso contrário, será sinal de algum problema.

Equilibrado

Leve seu automóvel a uma oficina especializada para fazer o alinhamento dos pneus com o equipamento adequado e fazer as correções que sejam necessárias. O balanceamento dos pneus ajuda a prevenir um desgaste prematuro e elimina as vibrações. Também protege a suspensão, a direção e a transmissão do veículo. É necessário realizar esta ação a cada 6 meses para garantir a segurança do veículo, bem como cada vez que trocar ou desmontar os pneus.

Alinhamento

Um correto alinhamento de direção e uma suspensão em bom estado também são importantes no comportamento do carro e na segurança. Uma batida contra um meio-fio, por exemplo, pode afetar o alinhamento, por isso, periodicamente deveremos levar o carro a uma oficina para revisão.

Rotação

Os pneus dianteiros gastam-se geralmente mais depressa que os traseiros, por isso, recomenda-se a rotação regular dos pneus, isto é, mudá-los de posição para que o desgaste seja mais similar. Mas deverá prestar atenção porque alguns pneus, por seu tipo de desenho, só permitem sua rotação para a frente e para trás e não da esquerda para a direita.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como realizar a manutenção dos pneus, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção do Carro.

Conselhos
  • Siga as recomendações de substituição dos pneus do fabricante do veículo.
  • Vá a um especialista para revisar os pneus de seu veículo se têm mais de cinco anos, pelo menos uma vez ao ano.