Partilhar

Como reduzir o consumo de combustível

Por Sara Viega. Atualizado: 28 setembro 2017
Como reduzir o consumo de combustível

O preço do combustível está ultimamente nas nuvens, além de se tratar de um bem escasso, por isso é necessário tomar medidas para economizar combustível. Com pequenos gestos poderemos reduzir o consumo de nosso veículo e, desta forma, pouparemos também um bom valor em dinheiro. Neste artigo de umComo, oferecemos alguns conselhos para que saiba como reduzir o consumo de combustível.

Também lhe pode interessar: Como reduzir o consumo de gasolina do carro
Passos a seguir:
1

O tipo de direção será um dos fatores que mais determinarão o consumo de combustível, já que as direções bruscas ou esportivas aumentam o consumo de combustível por causa das acelerações e freagens contínuas. Dessa forma, é muito importante dar partida sem pisar demasiado no acelerador.

2

Da mesma forma, será necessário manter as rotações entre 2500 e 3000 (RPM), dependendo da exigência do motor, nunca deve andar com o motor acelerado, deve sim circular com marchas longas e rotações baixas.

Dica: Acesse também esse artigo e descubra como saber se compensa gasolina ou etanol.

3

Por outro lado, o estado do veículo será outro dos fatores que mais influenciam na despesa de gasolina ou diesel. Poupa-se combustível ao circular com os pneus bem alinhados e com a pressão recomendada pelo fabricante, com o motor bem regulado, os filtros revisados e o óleo adequado. Veja aqui como fazer a revisão do carro.

4

Contrariamente ao que algumas pessoas acreditam, conduzir em ponto morto (por exemplo em uma baixada ou ladeira) não reduzirá o consumo de combustível. A verdade é que o motor continuará consumindo combustível e, também, esta direção terá efeitos negativos em diversos aspectos como é o caso dos freios. Desta forma, será bem mais eficaz levantar o pé do acelerador para que o veículo vá perdendo velocidade, mas continue circulando pela própria inércia. Veja aqui quais são os erros mais comuns ao dirigir.

5

Também você pode fazer pequenas ações que ajudarão a reduzir o consumo de combustível como: evitar o peso extra e elementos como o bagageiro, usar o ar acondicionado apenas quando necessário, planejar a rota para circular pelos itinerários que apresentem menos trânsito... Com isto conseguirá reduzir o consumo de combustível e as emissões de CO2.

Dica: Saiba mais sobre este tema, acessando o artigo como economizar combustível na moto.

6

Neste outro artigo de umComo, você pode ver mais alguns conselhos sobre como dirigir eficientemente, o que ajudará você a poupar combustível, mas também a dirigir de forma segura.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como reduzir o consumo de combustível, recomendamos que entre na nossa categoria de Carros.

Escrever comentário sobre Como reduzir o consumo de combustível

Como reduzir o consumo de combustível
Como reduzir o consumo de combustível

Voltar ao topo da página