Como reduzir o consumo de combustível da moto

Como reduzir o consumo de combustível da moto

Aprender a poupar combustível na moto ajudará você a diminuir uma das despesas mais importantes que seu veículo gera e, por outro lado, contribuir para a conservação do meio ambiente. Levar a cabo uma condução suave e realizar uma manutenção adequada da moto são as bases para limitar o consumo de gasolina. Em umComo.com.br oferecemos a você uma série de conselhos sobre como reduzir o consumo de combustível da moto.

Passos a seguir:
1

Uma questão básica sobre como reduzir o consumo de combustível da moto é controlar que o afogador não esteja acionado. Este sistema facilita o arranque do veículo em condições adversas, como quando está muito frio, mas deve ser desligado uma vez que a moto esteja em funcionamento. Caso contrário, se produzirá um aumento desnecessário da despesa de combustível.

2

Uma boa regulação do filtro de ar da moto é o segundo passo para reduzir o consumo de combustível da moto. Este filtro se suja com o mero uso da moto, mas muito mais quando circula por terrenos empoeirados ou arenosos. Assim, a limpeza do filtro do ar e sua substituição quando necessário é uma tarefa de manutenção imprescindível para que a moto não gaste muito combustível.

3

Outras duas tarefas de manutenção que ajudarão você a reduzir o consumo de combustível da moto são usar sempre velas recomendadas pelo fabricante para seu modelo de veículo e regular a marcha lenta, para controlar que não esteja acelerada e não faça com que a moto gaste mais combustível que o necessário.

4

Uma condução suave, além de ser segura, também é uma boa aliada para a moto não gastar muito combustível. Assim, trate de manter uma velocidade constante quando usar a moto, evitando, exceto em situações de urgência, dar paragens bruscas ou grandes acelerações. Em geral, todo o sistema do veículo agradecerá a você que conduza deste modo.

5

A roupa que usar quando subir na moto também ajudará você a reduzir o consumo de combustível da moto. Assim, se usa um casaco solto por onde o vento entre, oferecerá uma resistência mais alta do que se usar uma jaqueta colada ao corpo, com o consequente aumento da despesa de combustível.

6

Também deve vigiar a pressão das rodas de sua moto, não só por motivos de segurança, mas também porque se não circular com os pneus com a pressão suficiente aumentará o atrito e, com isso, o gasto de gasolina da moto.

Leia também: Qual a vantagem do álcool como combustível? - PRÓS E CONTRAS

7

Se a sua moto tem marchas, pode fazer uso do freio do motor para reduzir a velocidade quando necessário. Assim, além de ajudar a reduzir o consumo de combustível da moto, conseguirá fazer que diminua o desgaste dos freios.

Dica: Saiba mais sobre este tema, acessando o artigo como economizar combustível na moto.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como reduzir o consumo de combustível da moto, recomendamos que entre na nossa categoria de Motos.