Partilhar

Como reduzir o consumo de gasolina do carro

Por Sara Viega. Atualizado: 28 setembro 2017
Imagem: muypymes.com

Saber como reduzir o consumo de gasolina do carro ajudará você a reduzir as despesas fixas que seu carro acarreta e a manter-se dentro do orçamento familiar. Ainda que existam fatores sobre os quais você não poderá incidir, há muitas coisas que você pode fazer para controlá-lo: desde sua forma de dirigir, passando pela manutenção do veículo e até a escolha do posto de gasolina. Em umComo.com.br explicamos-lhe como reduzir o consumo de gasolina do carro.

Também lhe pode interessar: Como reduzir o consumo de combustível
Passos a seguir:
1

Dirigir de forma eficiente é uma das melhores formas de reduzir o consumo de gasolina do carro. Neste aspecto, o que você deve fazer é dirigir seu automóvel de forma suave, se antecipando às incidências da circulação para evitar freadas bruscas e acelerações, que consomem muita gasolina. Trate de dirigir em marchas altas e em uma velocidade constante. Junto com seu bolso, o meio ambiente será o outro grande beneficiado se você dirigir de forma eficiente.

2

Para reduzir o consumo de gasolina do carro você não deve cair no erro de usar o ponto morto uma vez que o veículo tiver ganho velocidade. Ainda que exista a crença popular de que ao dirigir desta forma não se gasta combustível, isto é um erro, já que quando tiver que engatar a marcha, haverá uma injeção de gasolina tão grande que não compensará. Além disso, andar em ponto morto é uma forma muito insegura de dirigir.

3

Outra forma de baixar o consumo de gasolina do carro é fazer uma boa manutenção da parte mecânica do automóvel. Assim, se todas as peças realizarem sua função corretamente e de forma perfeitamente coordenada, a despesa de combustível não aumentará. Esteja atento especialmente às questões relativas ao filtro de ar, às mangueiras do tanque de gasolina e ao escapamento.

4

Um bom estado dos pneus, além de ser imprescindível para que você viaje de forma segura, ajudará você a reduzir o consumo de gasolina do carro. Assim, caso as rodas não estejam em bom estado oferecerão uma maior resistência à marcha com o consequente aumento da despesa de combustível. Neste caso, a renovação dos pneus no prazo é um investimento que no médio prazo fará você poupar dinheiro. Em geral, os pneus ecológicos oferecem uma menor resistência ao rolamento, por isso são uma boa alternativa.

5

Além de sua forma de dirigir e do estado do carro, a dedicação de tempo para escolher o posto para abastecer também ajudará você a poupar dinheiro em gasolina. Existem sites que oferecem informação em tempo real a respeito do preço dos combustíveis em função de sua localização.

6

Se você ainda não comprou seu carro, deve ler este artigo sobre a diferença entre um veículo a diesel e a gasolina para que possa dimensionar se este fator ajudará você a reduzir o consumo de combustível.

7

Por outro lado, existem aditivos que limpam o sistema de injeção do motor e que, por isso, ajudarão você a reduzir a quantidade de combustível. Mas recomendamos que você adquira estes produtos em lojas especializadas e que procure informação sobre os mesmos para garantir a compra de um aditivo de qualidade. No entanto, não está tão claro se os aditivos para combustível contribuem para reduzir a despesa com gasolina.

8

Um uso intensivo do ar-condicionado também contribuirá para aumentar a despesa de gasolina. Se a temperatura ambiente for muito alta, é evidente que você terá de usá-lo, mas não faça do seu carro uma geladeira.

Dica: Acesse também esse artigo e descubra como saber se compensa gasolina ou etanol.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como reduzir o consumo de gasolina do carro, recomendamos que entre na nossa categoria de Carros.

Escrever comentário sobre Como reduzir o consumo de gasolina do carro

Imagem: muypymes.com

Voltar ao topo da página