Como regular as válvulas da moto

Como regular as válvulas da moto
Imagem: www.rebollas.comule.com

Saber como regular as válvulas da moto permitirá poupar dinheiro cada vez que tiver de fazer este trabalho de manutenção. A operação em si não é muito complicada, mas trabalha com zonas muito sensíveis da moto, se não tiver conhecimentos suficientes é preferível que deixe o trabalho em mãos de um profissional. A função das válvulas é controlar o rendimento do combustível e do ar ao cilindro do motor e a saída dos gases resultantes da mistura. Em umComo.com.br explicamos como regular as válvulas da moto.

Vai precisar de:
  • chave inglesa
  • chave de tubos de 17 mm
  • regulador de válvulas
  • sondas
Passos a seguir:
1

Antes de passar a detalhar como regular as válvulas da moto, lembre-se de ajustar a folga ou separação que devem ter estas peças para funcionar de forma correta. Como elas atingem temperaturas muito altas, isso faz com que a folga vá variando, sendo necessário realizar o ajuste periodicamente.

2

O primeiro passo consiste em retirar as peças que recobrem o motor e que variam em função de cada moto. Consulte o manual de seu veículo. Tenha muito cuidado para deixar esfriar o motor antes de começar. Primeiramente, retire as tampas de inspeção das válvulas de escape e admissão, com o auxílio de uma chave inglesa.

3

A seguir, como passo prévio à regulagem das válvulas da moto, use uma chave de tubos de 17 mm para girar o motor em sentido contrário aos ponteiros do relógio, depois de retirar as tampas do virabrequim. O objetivo é levá-lo até a posição de ponto morto superior, quando a válvula de admissão fechar. Você verá algumas marcas no motor que indicam diferentes posições, a que nos interessa é a do pistão acima de tudo.

4

Agora só precisa consultar o manual do veículo para saber a folga que as válvulas de admissão e escape devem ter. Precisaremos de um par de sondas com as folgas necessárias e um regulador.

5

Agora, faça a regulagem da válvula de admissão. Com a tampa de inspeção retirada, coloque a sonda correspondente e, depois, o regulador, ajustando-o até que faça contato com a sonda. Quando chegamos a este ponto, aperta-se a contraporca do regulador e a luz necessária permanecerá. Depois, repita a mesma operação com a válvula de escape.

6

Antes de voltar a colocar os protetores do motor, coloque todas as tampas retiradas para poder realizar a operação de regular as válvulas da moto. Não é muito complicado de fazer, mas requer alguns conhecimentos básicos sobre seu veículo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como regular as válvulas da moto, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção da Moto.