Como regular o farol do palio

Como regular o farol do palio

Faróis desregulados não iluminam na proporção e na direção certas e podem comprometer a segurança rodoviária. A regulagem muito alta pode ofuscar a visibilidade do motorista que circula em sentido contrário. Se estiver muito baixa, pode não iluminar o suficiente. Assim, é importante manter os seus faróis bem regulados para que nenhuma das situações aconteça. A regulagem deve ser feita a cada 6 meses, uma vez que a trepidação que o carro sofre no cotidiano pode alterá-la. Se gostaria de aprender a fazer isto em sua casa e evitar custos de oficinas especializadas, continue lendo esse artigo do umComo e descubra como regular o farol do palio.

Passos a seguir:
1

Para regular o farol do palio, coloque o carro em uma pista plana à noite para analisar o problema. Acenda o facho baixo, não a lanterna que muitos acendem para marcar o posicionamento. Analise o facho projetado em um carro à frente do seu.

2

O facho baixo deve definir nitidamente uma linha horizontal do lado esquerdo, assim como uma linha inclinada para cima, do lado direito. A iluminação deve ser projetada na parte inferior, sem que a parte de cima seja iluminada.

3

O farol do lado esquerdo e do lado direito devem iluminar da mesma forma e ter inclinação para cima do lado direito da pista, onde se encontram as placas e o acostamento.

4

Observe as linhas horizontais para verificar se estão alinhadas. Uma linha mais alta do que a outra indica que os faróis estão desregulados. O ideal é que as duas linhas projetem levemente para baixo.

5

Quando o veículo da frente andar, procure perceber se a linha do facho se desloca para baixo. Se subir ou se se mantiver alinhado, é necessário proceder à regulagem do farol do palio.

6

Para regular o farol do palio, pare a viatura em um local plano e garanta que os pneus estão calibrados. Marque a parede com as medidas dos centros dos dois faróis (direito e esquerdo) e a distância exata até ao solo.

7

Recue o carro para trás o máximo possível sem tocar na direção. A distância deve ser de, no mínimo, três metros. Contudo, a distância ideal é de 5 metros. Para cada metro recuado, deve ser feita uma marca descendo um centímetro da marca original.

8

Marque uma linha horizontal em duas folhas de papel sulfite, do centro para a esquerda e inclinada 15 graus para cima do centro para a direita.

9

Cole o papel de forma a que o vértice da linha desenhada assente sobre a segunda marca deslocada para baixo. Essas são as referências exatas para esse procedimento.

10

Acenda o facho baixo e encontre os parafusos de regulagem, Em cada farol existem dois parafusos, sendo que um serve para fazer a regulagem vertical e outro para a regulagem horizontal. Gire-os até as linhas de projeção coincidirem com as marcações efetuadas.

11

Nota

Os especialistas recomendam que as lâmpadas dos faróis sejam sempre originais. Os tipos de lâmpadas incluem as incandescentes, incandescentes halogenas e de xenônio (xênon). Segundo o Conselho Nacional de Trânsito, a potência máxima de uma lâmpada de farol deve ser de 68W.

12

Agora que já sabe como regular o farol do palio, dê uma olhada nesses artigos que podem ser do seu interesse:

Como polir os faróis do carro

Como limpar os faróis do carro

Como dirigir à noite

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como regular o farol do palio, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção do Carro.