Partilhar

Como renovar carteira de motorista

Por Sara Silva. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como renovar carteira de motorista
Imagem: portoseguro.com.br

É muito importante prestar atenção à validade de sua carteira de motorista, ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), pois se você ela estiver caducada e você continuar dirigindo mesmo assim, pode acabar sendo multado e até mesmo ir para a prisão, visto que se trata de uma infração gravíssima. Caso sua carteira já se encontre caducada ou próxima da data de prazo, continue lendo este artigo para aprender como renovar sua carteira de motorista.

Também lhe pode interessar: Como tirar a Carteira de Motorista
Passos a seguir:
1

A primeira coisa a saber é que todo o cidadão dispõe de 30 dias para renovar sua carteira de motorista, contando a partir do dia em que o prazo dela terminou.

2

De seguida deverá dirigir-se à Detran ou Ciretran de forma a normalizar sua situação ou, se preferir, fazer um agendamento online no site do DETRAN de seu estado.

3

Os documentos necessários para renovar a carteira que lhe permite dirigir são os seguintes:

  • Documento de identificação e cópia;
  • Documento de Cadastro de Pessoas Físicas e cópia;
  • Comprovante de residência e cópia;
  • Carteira Nacional de Habilitação e cópia.
4

Quando se encontrar no estabelecimento onde irá tratar da renovação de sua carteira de motorista deverá cumprir com os procedimentos que aí lhe irão indicar. Segue-se o pagamento e a realização exames médicos (físicos e psicológicos) junto de uma clínica credenciada.

5

Se ainda não realizou a prova ou formação em Direção Defensiva e Primeiros Socorros, agende uma junto do Detran ou Ciretran. Esta avaliação é gratuita e necessária para a renovação da carteira.

6

Quando já tiver em sua posse todos os comprovativos da realização dos exames e avaliações acima indicados, regresse à unidade inicial onde deu início ao processo (Detran ou Ciretran), de forma a conclui-lo.

7

Pode optar por receber o documento por correio ou deslocar-se junto da unidade para o recolher.

8

Por último, valor estimado para os serviços do Detran é de $89.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como renovar carteira de motorista, recomendamos que entre na nossa categoria de Carros.

Escrever comentário sobre Como renovar carteira de motorista

Como renovar carteira de motorista
Imagem: portoseguro.com.br
Como renovar carteira de motorista

Voltar ao topo da página