Como saber se compensa gasolina ou etanol

Como saber se compensa gasolina ou etanol

Com o constante aumento da gasolina graças aos impostos que o atual governo vem impondo, o motorista brasileiro está em busca de uma nova alternativa para economizar no combustível, a fim de encontrar soluções para o bolso. Tendo em vista que o poder de compra do trabalhador brasileiro tem sido reduzido se comparado com os tempos passados e observando que o desemprego vem crescendo, a gasolina vem se tornando muito maior do que o que cabe em nossos bolsos. Por isso, muitas pessoas estão migrando para o etanol (ou álcool combustível). No entanto, será que isso vale a pena? Nesse artigo do umCOMO, entenderemos os cálculos que envolvem essa questão. Como saber se compensa gasolina ou etanol? Te responderemos essa questão e mais algumas que envolvem combustíveis a seguir. Continue lendo para saber mais!

Como saber se álcool vale mais a pena que gasolina?

O único jeito de saber se álcool vale mais do que a gasolina é colocando os valores na ponta do lápis. É através de um simples cálculo que poderemos compreender se o álcool vale mais a pena que a gasolina. A equivalência é simples:

  • Valor do álcool < Valor da gasolina x 0,7

Ou seja, o valor do álcool deve ser no máximo 70% do valor da gasolina. Por exemplo, se o valor do litro da gasolina for 4 reais, o valor máximo que se pode pagar pelo litro de etanol é de 2,80 reais. Caso seja mais do que isso, não irá compensar pagar porque o desempenho do etanol é de 70% da gasolina, ou seja, você acabará pagando mais por menos, caso o valor supere isso. Entenda mais no artigo Como calcular o gasto de gasolina do meu carro.

Não tem segredo. Quando chegar no posto de gasolina, saque a sua calculadora do celular para ter mais economia, porque é muito importante fazer um uso racional das finanças pessoais nesse momento de crise. Além disso, a alternativa por etanol e o incetivo ao seu uso é, comparativamente, muito mais inteligente pois se trata de um bem renovável enquanto a gasolina, derivada do petróleo, é mais agressiva ao meio ambiente e no futuro deixará de existir.

Leia também: Qual a vantagem do álcool como combustível? - PRÓS E CONTRAS

Como economizar gasolina no carro?

Se você deseja reduzir os gastos e economizar combustível no carro e não tem certeza se a questão está entre álcool e gasolina, mas em desempenho e consumo, te daremos algumas dicas sobre aumento do desempenho do motor. Fique atento para não cometer alguns deslizes:

  1. Não carregue muito peso no carro. A cada 40 quilos, o consumo de gasolina aumenta em 2%, o que pode representar uma diferença grande a longo prazo. Ou seja, revise a quantidade de peso desnecessário que carrega no seu carro.
  2. Mudanças de câmbio devem ser feitas no momento certo. Por exemplo, se você força a segunda quando está a cem por hora ou usa a quinta quando está a 20, está errando bruscamente. O câmbio deve ser feito no momento certo, conforme manda o manual do proprietário do seu veículo.
  3. Revisão constante das velas e do motor. As velas devem ser trocadas com frequência regular, também especificada no manual do proprietário. Velas danificadas ou desreguladas podem causar gasto maior de gasolina. Além disso, um motor sujo demais ou com algum problema pode acabar sendo um poço sem fundo de gasolina.
  4. Evite gasolina de postos pequenos ou desconhecidos. Gasolinas batizadas podem acabar prejudicando seu carro profundamente a curto, médio e longo prazo. Além de suja e de baixo rendimento, a gasolina batizada pode danificar todo o motor em longo prazo. Portanto, só abasteça em postos de sua confiança e com o selo da ANP (Agência Nacional do Petróleo) de qualidade.

Leia nosso artigo Como reduzir o consumo de combustível do carro para economizar mais ainda em gasolina.

Como economizar gasolina na moto

Para evitar o gasto excessivo de gasolina e etanol na moto, é importante seguir regras parecidas com as dos carros. Revisar constantemente a moto, além de evitar exageros com o câmbio são essenciais num primeiro momento. Além disso, a troca do filtro de ar quando este está sujo auxilia muito a redução do consumo de gasolina na moto.

Outra parte importante na hora de pensar em reduzir o consumo de combustível na motocicleta é a utilização do afogador. O afogador só deve ser utilizado quando necessário, no frio, pois quando utilizado sem necessidade no calor acaba gastando muito mais gasolina do que o necessário e custando mais do que precisava. Continue lendo sobre esse assunto em Como economizar gasolina na moto.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se compensa gasolina ou etanol, recomendamos que entre na nossa categoria de Carros.