Como saber se meu carro tem FAP

Como saber se meu carro tem FAP

Saber se o seu carro tem FAP permitirá a você conhecer se o automóvel dispõe deste filtro de partículas que contribui para que o seu veículo seja ecológico. Além disso, é importante saber se seu carro tem FAP porque este sistema está preparado para fazer uma auto manutenção automática, mas se o processo falhar, a avaria pode ser cara Em umComo.com.br explicamos para você como saber se seu carro tem FAP.

Passos a seguir:
1

A primeira coisa que deve saber é que o FAP está no cano de escapamento do carro, entre o silencioso e o catalizador, ainda que em alguns modelos seja integrado com este último. De fato, a sua função é evitar que se emitam no meio ambiente partículas poluidoras fruto do funcionamento do motor, queimá-las e eliminá-las.

2

O filtro de partículas, também conhecido pelas siglas DFP, é exclusivo dos carros a diesel, por isso é fundamental ter este dado em conta para saber se o seu carro tem FAP. Recomendamos a você que leia este artigo se quiser saber mais diferenças entre os carros a diesel e a gasolina.

3

Outra dica para saber se seu carro tem FAP é prestar atenção nos adesivos que o fabricante tenha grudado no interior de seu veículo, normalmente na porta do motorista, com dados úteis como o telefone de assistência da casa e que poderia indicar que o automóvel está dotado deste filtro de partículas.

4

Em outros modelos de automóveis, deverá procurar o autocolante para saber se seu carro tem FAP no capô. Assim, algumas empresas colocam este indicativo em alguma tampa do motor ou na parte superior do para-choque.

5

Este sistema é relativamente inovador, de modo que o ano de fabricação de seu automóvel pode dar uma pista para saber se seu carro tem FAP. Deste modo, se o veículo for anterior ao ano de 2006, é provável que não tenha.

6

É importante saber se seu carro tem FAP porque estes filtros tornam necessário o uso de um óleo especial. Em todo caso, se seguir as recomendações do fabricante quanto ao tipo de óleo, não terá problemas neste sentido.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu carro tem FAP, recomendamos que entre na nossa categoria de Carros.