Como saber se minha moto está bem carburada

Como saber se minha moto está bem carburada
Imagem: portalmotos.com

A carburação é um assunto muito complexo que traz dor de cabeça a muitos motociclistas. Há uma série de sintomas que, ao se repetirem com a passagem do tempo, podem indicar que há um problema neste aspecto. No entanto, tem que considerar que questões como a temperatura ou a pressão atmosférica também incidem na carburação. Em umComo.com.br respondemos à pergunta como saber se minha moto está bem carburada.

Passos a seguir:
1

Uma moto que está bem carburada não dará arranques e terá uma boa resposta quando fizer movimentos bruscos como uma forte aceleração ou, pelo contrário, uma redução de velocidade com o freio do motor. Se a moto responde corretamente, pode ter a certeza de que não tem nenhum problema com a carburação.

2

Por outro lado, há um sintoma muito claro de que sua moto não está bem carburada. Assim, se por circunstâncias da circulação precisa dar uma aceleração muito forte e vê que sai uma grande quantidade de fumaça negra pelo cano do escapamento, pode pensar que existe uma falha com a carburação de sua moto.

Além disso, notará que sua moto se afoga ou inclusive chega a parar depois de já estar em funcionamento. Leia este artigo se lhe interessa saber outros problemas relacionados com a fumaça da sua moto.

3

O estado da vela da moto também é um bom indicador de que sua moto está bem carburada. O fato de parecer muito engraxada ou com um aspecto escurecido, coberta de fuligem, significa que a carburação de sua moto não é a adequada. Assim, no segundo caso se trataria de uma mistura muito forte, enquanto o primeiro aponta que há mais óleo que o necessário.

4

As mudanças da moto também podem confirmar que está bem carburada. Caso esteja bem ajustada, quando você acelerar seu veículo, as mudanças subirão rapidamente. Se, pelo contrário, a resposta é lenta, pode-se encontrar com um problema nesse sentido.

5

De qualquer forma, na carburação da moto não influencia apenas o estado de seu veículo, mas também fatores externos como a umidade, a temperatura ou a pressão atmosférica. Assim, pode ser que a moto não responda corretamente em condições de temperaturas muito baixas, mas isto é natural que tenha a ver com o frio e não com que a moto esteja mal carburada.

6

De qualquer forma, se você está preocupado com esse assunto e suspeita que há um desajuste, é interessante ler este artigo no qual explicamos a você como consertar a carburação da moto.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se minha moto está bem carburada, recomendamos que entre na nossa categoria de Motos.