Partilhar

Como se sentar ao volante

Como se sentar ao volante

Saber como se sentar ao volante corretamente permitirá a você reduzir a fadiga e estar em ótimas condições para prestar atenção a todas as eventualidades de trânsito. Este fator é especialmente relevante quando vai fazer uma viagem longa. Alguns automóveis permitem mais regulagens que outros, como o da altura do assento, mas em todos pode mudar a distância do assento, pedais e encosto, questões que têm uma grande importância na hora de fazer uma viagem de carro. Para ajudar você a dirigir com segurança, em umComo.com.br vamos explicar para você como se sentar ao volante.

Também lhe pode interessar: Como evitar a fadiga ao volante
Passos a seguir:
1

Na hora de se sentar ao volante, uma das coisas que deve ter em conta é a distância do assento com os pedais. Deve regular o assento de maneira a que com as pernas ligeiramente flexionadas chegue com facilidade aos pedais, podendo pisá-los a fundo. Além disso, os joelhos não devem bater no volante. Caso contrário, teria dificuldades para o virar, colocando em risco a sua segurança. Para regular este aspecto, use a alavanca que o assento tem na lateral. Se não a localizar, consulte o manual do seu automóvel.

2

Também tem que fixar a posição do encosto do assento na hora de se sentar ao volante. Imaginando que se parte de uma postura perpendicular ao solo, jogue-o para trás cerca de 15 graus. Depois, comprove que chega à alavanca de mudança de marchas com facilidade e que, se esticar os braços, os pulsos ficam na parte superior do volante. A posição deve permitir acionar facilmente a buzina e os piscas. O encosto costuma-se regular com uma roda que encontrará na parte inferior do mesmo.

3

Determinados modelos de automóveis permitem mudar, também, a altura do assento. Neste caso, coloque-o de forma a que não bata com os joelhos e que tenha a visibilidade mais ampla possível, tanto frontal como lateral. Além disso, não se esqueça de regular os espelhos retrovisores, para que a sua visibilidade traseira seja boa também.

4

O apoio da cabeça é outro elemento que deve ter em conta na hora de se sentar ao volante. Uma referência que pode ajudar são as orelhas, que devem ficar na zona central do mesmo. Não se descuide neste ponto, já que esta parte do assento é a que protege a sua cabeça caso sofra um acidente.

5

De certeza que, na autoescola já avisaram como tem que colocar as mãos sobre o volante, mas nunca é demais relembrar. Imaginando que o volante é um relógio, as suas mãos devem marcar as 10 e 10 quando dirige. Se tem que girar, as suas mãos não devem se mover com o volante, apenas ele deve ser girado. De outro modo, acontecerá que os braços se cruzam se tiver que fazer uma curva muito fechada.

6

Já bem sentado ao volante, só falta colocar o cinto, como sabe, uma coisa obrigatória. A parte inferior deve ficar bem tensa sobre o seu abdômen, enquanto a superior deve passar por sua clavícula e peito. Caso esteja grávida, deverá colocar o cinto de forma especial.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se sentar ao volante, recomendamos que entre na nossa categoria de Carros.

Escrever comentário sobre Como se sentar ao volante

Como se sentar ao volante
Como se sentar ao volante

Voltar ao topo da página