Partilhar

Como ser um bom pedestre 

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como ser um bom pedestre 

Os pedestres, apesar de serem a parte mais frágil do sistema da circulação também podem provocar um acidente com danos a terceiros, por exemplo no caso de um motoqueiro precisar desviar para evitar nos atropelar. Com o aumento do número de ciclistas e ciclovias, cada vez são mais as normas que os pedestres devem cumprir. Em alguns países são aprovadas normas para os pedestres que podem inclusive ser multados no caso de incumprimento das mesmas. Em umComo.com.br explicamos-lhe como ser um bom pedestre.

Também lhe pode interessar: O que é direção defensiva
Passos a seguir:
1

Mesmo que não seja uma lei, e sim uma conduta adequada. Se tiver consumido drogas ou algum medicamento que limite suas faculdades, o mais conveniente é que não passeie sozinho pela rua, já que pode ser vítimas de um acidente provocado por você mesmo onde outras pessoas também podem sair feridas.

A Espanha, por exemplo, já está estudando uma norma que prevê que os pedestres tenham a obrigação de se submeter a um teste de drogas caso tenham cometido uma infração.

2

Para ser um bom pedestre,você deve caminhar pelo lugar correspondente, isto é, pela calçada. É verdade que algumas vezes motoristas irresponsáveis deixam seus carros estacionados de forma que nos obrigam a invadir a rua. Neste caso, devemos fazê-lo bem próximos do veículo, o mais perto possível da calçada, acelerando o passo para reduzir ao máximo o tempo na estrada.

3

Para atravessar use as faixas de pedestres, se possível as que possuem semáforo, pois assim você contribui para agilizar o trânsito. Em qualquer caso, um bom pedestre deve sempre atravessar as faixas de pedestre rapidamente, sem correr, olhando sempre para ambos os lados da via para evitar que um motorista distraído tenha que frear bruscamente para não causar um atropelamento.

4

Ao atravessar a rua, os pedestres devem atravessar em linha reta, da forma mais rápida possível, e nunca na diagonal nem fazendo ziguezague.

5

Ao caminhar pelas calçadas da cidade, o pedestre deve estar atento à circulação, principalmente ao passar na frente de garagens, para evitar a surpresa de um veículo que esteja se fazendo à estrada.

6

Se um carro estiver manobrando, os pedestres nunca devem passar por trás dele, pois uma distração poderia provocar um acidente. É preciso sempre contornar o carro para passar pela frente dele, de modo que o motorista possa ver direito a pessoa.

7

Se o pedestre precisar caminhar por uma estrada (mas nunca em rodovias) deve caminhar sempre do lado onde os carros venham no sentido contrário ao seu, de forma que os motoristas possam ver a pessoa de frente.

8

Um bom pedestre nunca deve caminhar pela ciclovia e, além disso, quando a pessoa precisar atravessá-la, deve olhar dos dois lados como se fosse uma estrada ou rua normal.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ser um bom pedestre , recomendamos que entre na nossa categoria de Carros.

Escrever comentário sobre Como ser um bom pedestre 

Como ser um bom pedestre 
Como ser um bom pedestre 

Voltar ao topo da página