Como superar facilmente o medo de dirigir

Como superar facilmente o medo de dirigir

A fobia de entrar em um veículo e o dirigir, conhecida como amaxofobia, é um dos medos de que muita gente padece e que origina um problema fundamental: a impossibilidade de andar sem a ajuda de outra pessoa, a dependência. Há cidades em que é possível viver sem problemas graças aos transportes públicos, mas o que acontece quando, para nos deslocarmos, precisamos de um carro?. Em umComo.com.br damos-lhe alguns conselhos para que saiba como superar facilmente o medo de dirigir e para conseguir conduzir sem problemas.

Passos a seguir:
1

Superar a amaxofobia, ou medo de dirigir, é uma tarefa que requer muito trabalho mental. Por isso, é importante desejá-lo realmente e estar preparado psicologicamente para enfrentar o vaivém de emoções que pode existir.

2

Ao decidir superar esta fobia com a ajuda de um amigo, ou recorrendo a um especialista, é importante que tente determinar a origem do seu medo. Muitas pessoas começam sofrendo deste medo depois de terem um acidente, mas outras não conseguem descobrir a raiz do problema. Faça este exercício, pois saber a origem pode ajudar a descobrir uma solução mais rapidamente.

3

O medo de dirigir faz com que se sinta física e psicologicamente mal ao pegar no volante: enjoo, dor de cabeça, sensações extremas de ansiedade e angústia, entre outros sintomas. Por isso, é muito importante que o supere com a ajuda de alguém, para não colocar em risco a sua vida e a de outros devido a um ataque de pânico.

4

Deve começar por dar pequenos passos dirigindo sob supervisão numa área calma, que lhe permita reforçar sua segurança e se acostumar a controlar o volante e a situação.

5

Depois, poderá passar para uma área com mais movimento, mas sempre sob supervisão de um especialista ou de uma pessoa que o esteja ajudando. À medida que enfrenta os seus medos e vá ganhando segurança, conseguirá superar este medo e ter a capacidade de dirigir sem ajuda.

6

Se sente que o seu medo é incontrolável e que sofre de ataques de pânico, então o melhor é ir de imediato a um perito, mas lembre-se que grande parte do êxito em superar o seu medo de dirigir depende de si e dos seus desejos de o conseguir.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como superar facilmente o medo de dirigir, recomendamos que entre na nossa categoria de Carros.