Partilhar

Como tirar habilitação de moto

Por Yuri Ferreira. Atualizado: 9 dezembro 2019
Como tirar habilitação de moto

Tirar a habilitação para dirigir qualquer veículo pode ser um parto, mas sabendo os processos básicos da burocracia de trânsito, você conseguirá executar a missão de maneira eficaz e perfeita. O processo para motocicletas, carros, caminhões, carretas e ônibus é muito similar e a única coisa que doerá será o seu bolso. O processo de conseguir uma habilitação é caro e demorado, mas será satisfatório quando você estiver nas ruas com sua motocicleta. Para saber como tirar habilitação de moto, leia esse artigo que umComo desenvolveu.

Também lhe pode interessar: Conselhos para vender uma moto usada
Passos a seguir:
1

Primeiramente é necessário saber que o processo de tirar a habilitação de moto é muito similar ao processo de tirar habilitação para carros ou para qualquer tipo de veículo. Aliás, muitas vezes é recomendável que ao tirar a sua carta de motorista de carros, você também tire a de moto por uma questão de praticidade e economia nos processos.

2

Para se iniciar no processo, vá à autoescola mais próxima da sua casa e busque informações de preço em outras autoescolas da região. Se inscreva naquela que mais lhe parece proveitosa e inicie suas aulas de CFC. É importante saber que antes de começar suas aulas no CFC você será submetido a alguns exames médicos e psicotécnicos para considerar a sua estabilidade física e mental para que não existam problemas dessa natureza dentro do seu processo de aprendizagem de condução e também durante a sua condução durante os anos.

A maioria das aulas do CFC (centro de formação de condutores) será sobre questões legislativas do trânsito, questões éticas da condução de veículos de alta velocidade, segurança para com você e todos aquelas pessoas que estão se relacionando no processo de trânsito e outros adendos úteis para a prova que você prestará no fim do curso, que será um teste de conhecimento necessário para saber se você está apto ou não para conduzir os veículos dentro de seu estado e dentro do seu país, o Brasil.

3

Você também obterá aulas de condução de moto, que incluem todo um conhecimento básico acerca do funcionamento do veículo, seus instrumentos de função, como acelerador, freio, embreagem, velocímetro, buzina, retrovisores e etc. Quando você conhecer todos esses instrumentos que estão dentro da motocicleta, você entrará nos testes de habilidade motora, que incluirão, além da direção simples, em linha reta e de curvas, manobras de estacionamento, dentre outras especificidades que serão cobradas pelo seu técnico supervisor de CFC.

4

Além disso, você será submetido a uma prova que testará os seus conhecimentos acerca das aulas que você teve. Ecologia, segurança no trânsito, legislação, placas e condutas serão cobradas nessa prova para avaliar se você tem consciência das atitudes e saberes necessários para dirigir uma moto.

5

Se você conseguiu passar na avaliação escrita, na avaliação prática e pagou todas as suas contas com o CFC e com o DETRAN, parabéns, você obteve a sua carteira de habilitação de categoria A, que indica que você tem capacidade e é habilitado para dirigir motocicletas. Desfrute desse direito e acelere nas ruas da sua cidade, com segurança e consciência!

Leia nossos outros artigos sobre motos:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar habilitação de moto, recomendamos que entre na nossa categoria de Motos.

Escrever comentário sobre Como tirar habilitação de moto

Como tirar habilitação de moto
Como tirar habilitação de moto

Voltar ao topo da página