Como tirar o catalisador da moto

Como tirar o catalisador da moto

O catalisador da moto cumpre uma função importante que tem a ver com a proteção do meio ambiente. Assim, esta peça é responsável por fazer com que os gases que saem do motor do veículo sejam menos contaminantes. Este processo de depuração dos gases supõe uma pequena perda de potência do motor. Embora não o recomendemos, em umComo.com.br vamos explicar para você como tirar o catalisador da moto.

Passos a seguir:
1

Como dissemos, a perda de potência do motor da moto devido ao processo que o catalisador deve fazer para limpar os gases que expele a moto é mínima. Além das questões ambientais, é preciso observar que a remoção do catalisador da moto pode resultar em uma maior contaminação e consequente multa. Inclusive, você poderá ter problemas para passar na inspeção.

2

De qualquer forma, vamos explicar que o primeiro passo consiste em localizar o catalisador. Primeiro, você deve consultar o manual da sua moto, para ir direto ao ponto. Mas, no geral, deve saber que o catalisador se encontra na parte final do cano de escape, entre a ponteira e os coletores.

3

Para retirar o catalisador da moto, deverá desmontar o cano de escape. Para isso, deve-se usar uma chave de fenda e tirar os parafusos que constam nesta peça, cuja quantidade variará em função do modelo da moto.

4

Após desmontar o escape, desencaixe o catalisador fazendo pressão. Antes de recolocar o tubo do catalisador em seu lugar no escape, esvazie-o de todo o seu conteúdo, entre o qual se destaca o painel cerâmico, de modo que o catalisador deixe de fazer a sua função de limpeza dos gases emitidos pela moto.

5

Com o catalisador já vazio, encaixe em seu lugar no cano de escape e volte a montá-lo em sua moto, colocando todos os parafusos retirados anteriormente.

6

Agora que já sabe o processo para tirar o catalisador da moto, pense a respeito da conveniência deste procedimento. Além de fazer com que sua moto seja mais poluente, terá problemas para passar na inspeção e, inclusive, ser multado pela contaminação.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar o catalisador da moto, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção da Moto.