Como trocar as pastilhas de freio do meu carro


Se quiser dirigir de forma segura, certifique-se de ter sempre em bom estado as pastilhas de freio de seu carro. Estas peças são as responsáveis de frear as rodas e, portanto, todo o veículo. Se não estão em boas condições, as possibilidades de sofrer um acidente multiplicam-se exponencialmente. Quando trocá-las é outra questão; não existe um limite de tempo específico, já que depende do tipo de condução praticada, as estradas percorridas ou se é um motorista de estrada ou de cidade. É aconselhável revisar seu estado a cada 20.000 quilômetros aproximadamente. Se já tiver chegado esse momento, preste atenção aos seguintes conselhos de umComo.com.br sobre como trocas as pastilhas do freio do seu carro.
Primeiro certifique-se de que, efetivamente, é o momento de trocá-las. As pastilhas de freio servem para apertar o disco do freio e produzir o atrito necessário para que a roda e, portanto, o veículo seja parado. Estas pastilhas estão protegidas por um revestimento e um suporte metálico que, a cada freada, vai perdendo consistência. Quando estão muito desgastas, não exercem a pressão necessária sobre o disco de freio e o carro perde eficácia na hora de frear, uma situação muito perigosa na hora de dirigir.
Hoje em dia, a maioria dos carros contam com indicadores luminosos que informam você sobre o estado das pastilhas e o nível do fluído dos freios. Se, pelo contrário, seu carro é um pouco mais antigo, terá de desmontar a roda e verificar você mesmo a espessura das pastilhas. Se, efetivamente, estão desgastas, é o momento de trocá-las.
Em primeiro lugar, levante o carro para poder desmontar a roda para poder trabalhar. Para isso, usaremos o macaco e, para facilitar o trabalho, é recomendável ter a direção do carro voltada para a roda que vamos manipular. Uma vez feito isto, usaremos uma chave para desapertar a roda e poder ter acesso às pastilhas de freio.
Quando o pneu for retirado, ficará à vista o sistema de freios, composto pelo disco, a pinça e as pastilhas.
Para abrir a pinça do freio e ter acesso às pastilhas, usaremos uma chave fixa ou uma chave de fenda para retirar os dois parafusos que a prendem e poder removê-la para fora. Desta forma, conseguimos ter acesso às pastilhas.
Removemos as pastilhas velhas e substituímos por novas, que podem ser compradas em qualquer loja de peças de reposição. Uma vez introduzidas em seu lugar, é necessário comprimir e ajustar o pistão do freio para encaixá-las e, uma vez feito isto, volte a fechar a pinça e coloque os dois parafusos. Já temos as novas pastilhas prontas para rodar.
Volte a colocar o pneu em seu lugar e repita a mesma operação nas três rodas que faltam. Aproveitando que mudamos as pastilhas, comprove o nível do fluido do freio e, antes de começar uma viagem, com o carro ainda parado, pise algumas vezes no pedal do freio para que os pistões fiquem na posição correta até que note que o freio fique duro.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como trocar as pastilhas de freio do meu carro, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção do Carro.