Como trocar o alternador do carro 

Como trocar o alternador do carro 
Imagem: cdxetextbook.com

O alternador cumpre a importante função de fornecer eletricidade ao sistema elétrico do carro através da bateria. Um alternador em mau estado acabará estragando a bateria e descarregando, fazendo com que o carro não funcione. Por isso, se este componente do seu motor não estiver em bom estado, em umComo.com.br explicamos passo a passo como trocar o alternador do carro.

Vai precisar de:
  • Luvas
  • Chave de fenda
  • Alternador
  • Papel
  • Caneta
Passos a seguir:
1

Um indicador luminoso no painel do nosso carro informará quando o alternador estiver falhando, e saberemos facilmente que chegou a hora de trocá-lo.

2

Se planeja trocar o alternador do seu carro, saiba que por ser um elemento elétrico, obviamente por motivos de segurança o motor do veículo deve estar desligado no momento da operação. Além disso, devemos desconectar o borne negativo da bateria.

3

Depois de colocar um par de luvas e antes de tirar o alternador defeituoso, temos que extrair a corrente. Para saber como colocá-lo depois sem problemas, é bom desenhar um mapa de como está localizado em um papel.

4

Depois de desmontar a corrente, começamos a trabalhar com o alternador. Temos que desconectá-lo de qualquer elemento elétrico e outros obstáculos que possam existir, em função do desenho do motor, que nos impeçam de ter acesso a ele.

5

Com uma chave de fenda adequada, retiramos os parafusos de fixação e reservamos para colocar no novo alternador.

6

Quando estiver livre de parafusos, devemos fazer bastante força para conseguir extrair o alternador velho.

7

A seguir, começamos a colocar o novo alternador e o resto de elementos que tínhamos retirado: parafusos e corrente. Pronto! você já tem um novo alternador em seu carro.

Se este processo for complicado para você, o melhor é levar o carro a um mecânico especializado.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como trocar o alternador do carro , recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção do Carro.

Conselhos
  • Devemos ter um cuidado especial já que estamos trabalhando com partes elétricas do carro.