Mudar o óleo do carro

Como trocar o óleo do motor do carro

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como trocar o óleo do motor do carro
Imagem: tallervirtual.com

O óleo do carro é uma parte muito importante do mecanismo para assegurar seu bom funcionamento. Portanto, a mudança de óleo é uma das tarefas básicas na manutenção do veículo. Não só devemos levar isso em conta quando vamos a uma viagem, mas é uma tarefa que deve ser realizada regularmente. Em umComo.com.br vamos explicar passo a passo como trocar o óleo do motor do carro.

Vai precisar de:

  • Bomba extratora
  • Óleo novo
  • Recipiente de óleo de resíduos
  • Funil

Passos a seguir:

1

Antes de mais nada, devemos saber quando temos que mudar o óleo. O fabricante costuma indicar com quantos quilômetros temos que fazer esta manutenção. O mais recomendável é seguir estas indicações ainda que também devemos levar em conta que se usamos pouco o carro o óleo pode ser deteriorado igualmente. Em nenhum caso devem ser superados os 30.000 quilômetros com o mesmo óleo.

2

A segunda consideração que deve ser observada é que óleo temos que colocar no carro. Neste ponto, nós também devemos ser guiados pelo que o fabricante diz. Depois, se tiver tempo, tente encontrar o fornecedor que oferecer o melhor preço.

3

Já estamos em condições de proceder à tarefa, agora deve escolher o local adequado para o fazer. Se não tiver um terreno particular, pode optar por um lugar fora da cidade, para não incomodar outros cidadãos.

4

Uma vez em posição, ligue o carro e aqueça um pouco o motor. Com isso, vamos fazer com que o óleo mude para um estado líquido, o que favorece a remoção. Dois minutos serão suficientes.

5

Agora, deveremos preparar a bomba que usaremos para extrair o óleo usado. Tiramos as tampas e colocamos em seu lugar os canos, através dos quais passará o óleo velho.

6

Antes de ir ao motor do carro é muito importante pará-lo. Agora, vá com cuidado para não se queimar, porque o motor está quente. Nós tomamos a vara do tanque de óleo do nosso carro e trocamos para o menor tubo da bomba de extrator. Olhe para ver se o tubo atinge a parte inferior direita.

7

O outro tubo de bomba deve ser conectado com o recipiente que contém o óleo usado. Deve-se ressaltar neste ponto que usamos recipientes especiais e não vai ser descartado em qualquer lugar.

8

Já estamos preparados para pôr a bomba a trabalhar. Para conseguir isso, nós colocamos os grampos nos terminais da bateria respeitando a polaridade e podemos pressionar o botão da bomba.

9

Uma vez que o tanque está vazio, nós removemos a bomba. Em seguida, coloque um funil na entrada do tanque e comece a marcar o óleo novo lentamente, tomando cuidado para não derramar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como trocar o óleo do motor do carro, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção do Carro.

Conselhos

  • Se não tivermos certeza de que podemos fazer bem, o melhor é optar por ir a uma oficina de confiança.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: tallervirtual.com
Como trocar o óleo do motor do carro