Partilhar

Como usar os cabos de uma bateria

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como usar os cabos de uma bateria

Os cabos de bateria (cabos jumper) utilizam-se para ligar um carro com a bateria descarregada. Os cabos de bateria unem a bateria descarregada a uma bateria completamente carregada noutro carro. Isto deve ser feito corretamente e pela ordem correta para evitar faíscas ou descargas. Também é importante desconectar os cabos pela ordem correta. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e descubra como usar os cabos de uma bateria.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como ligar os cabos do carro
Passos a seguir:
1

Confirme se necessita de cabos de bateria. Se rodar a chave do seu carro e fizer um clique, mas não arranca, significa que o seu carro ficou sem bateria e precisa de fazer uma ponte para ligar o carro. Se o carro faz um ruido no arranque e os dispositivos elétricos como as luzes e o rádio funcionam, então a bateria não é o seu problema, e os cabos de bateria não servirão de ajuda.

2

Desembarace os cabos de bateria para que fiquem direitos. Tenha em conta que cada extremidade tem dois grampos: um grampo vermelho e um grampo preto.

3

Estacione o carro com a bateria totalmente carregada ao lado do carro com a bateria morta. É importante que as duas baterias estejam suficientemente próximas para que os cabos consigam chegar de um lado ao outro e possam fazer uma ponte. O melhor é estacionar os carros com os motores frente a frente ou lado a lado. Levante as capotas dos carros.

4

Ligue um dos grampos do cabo vermelho ao terminal positivo da bateria morta. Um sinal "+" indica que é o terminal positivo. O terminal positivo é também um pouco maior que o terminal negativo. Pode ter que remover uma cobertura de plástico do terminal para conectar o grampo vermelho. O grampo deve ser colocado na parte metálica do terminal.

5

Ligue o outro grampo vermelho ao terminal positivo da bateria totalmente carregada. Este também tem o sinal "+" e o terminal positivo será um pouco maior. O grampo deve ser colocado na parte metálica no terminal.

6

Ligue o grampo preto ao terminal negativo da bateria totalmente carregada. Terá indicado um sinal "-" na bateria. O grampo deve ser colocado na parte metálica do terminal.

7

Ligue o outro grampo preto ao bloco do motor do carro com a bateria morta. Não se assuste se os cabos fizerem algumas faíscas ao fazer isto. Se não estiver a tocar em nenhuma parte metálica, não sentirá nenhuma descarga elétrica.

8

Ligue o veículo com a bateria morta. Se não arranca, verifique as ligações dos cabos de bateria.

9

Tire os cabos de arranque pela ordem inversa. Retire o grampo preto do bloco do motor, primeiro, em seguida o grampo preto na bateria carregada e depois o grampo ao lado dele. Por último, retire o grampo vermelho da bateria.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar os cabos de uma bateria, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção do Carro.

Conselhos
  • Certifique-se de conduzir o seu veículo por volta de 20 a 30 minutos depois de usar os cabos de bateria para carregar a sua bateria. Se não, pode ter de usar novamente os cabos da próxima vez que ligar o carro.
  • Não toque nas partes metálicas dos cabos de bateria ou nas baterias em qualquer momento durante este processo. Poderá conseguir um bom susto se o fizer. Além disso, evite tocar no pó que possa estar no motor do carro. Isso é ácido da bateria e poderá queimar-se. Utilize um pano para limpar isso.

Escrever comentário sobre Como usar os cabos de uma bateria

O que lhe pareceu o artigo?

Como usar os cabos de uma bateria
Como usar os cabos de uma bateria

Voltar ao topo da página