Como utilizar o câmbio automático de forma correta

Como utilizar o câmbio automático de forma correta
Imagem: circulaseguro.com

Dirigir um carro automático é, inicialmente, mais simples do que dirigir um carro de câmbio manual. No entanto, a falta de hábito e inclusive a carência de uma tradição neste tipo de condução pode fazer a pessoa cometer erros que fazem com que o controle do veículo seja mais complicado. Para ajudar você a reparar estes problemas, em umComo.com.br damos uma série de conselhos sobre como utilizar o câmbio automático de forma correta.

Passos a seguir:
1

Nossa primeira recomendação sobre como dirigir um carro automático é que leia com atenção o manual de instruções de seu veículo, já que normalmente os fabricantes especificam algum conselho a respeito. Existem vários tipos de automóveis de câmbio automático e pode ser que o seu tenha alguma especificação quanto à condução que convém conhecer para poder prolongar sua vida útil.

2

Como você deve saber, o carro automático não tem o pedal de embreagem. Se estava habituado a dirigir um carro com marchas, isto pode ser um problema para você desde o ponto de vista da ergonomia, principalmente se passa muito tempo dirigindo cada dia. Um bom conselho sobre como dirigir um carro automático é que, antes de dar partida, coloque seu pé esquerdo sobre o lugar para repousar os pés, para que adote uma postura cômoda, sem forçar. Evite em todo momento manter o pé levantado já que pode provocar dores musculares.

Lembre-se que você só tem os pedais do acelerador e freio, e como é impossível que precise dos dois ao mesmo tempo, use o pé direito para usar ambos, e desta forma o esquerdo permanecerá sempre em descanso.

3

Ao não poder usar as marchas para controlar a força do automóvel, você pode ter a sensação de que o carro anda sozinho ou que perde o controle ao dirigir um carro automático. Para solucionar isso, você tem que saber que pode usar o pedal do freio para que o carro, de forma automática, selecione marchas mais curtas. De qualquer forma, seja consciente de que um carro de câmbio automático está perfeitamente preparado para se adaptar à condução, por isso não ligue para esta sensação de falta de controle.

4

Em situações de pouca aderência, na hora de saber como dirigir um carro automático comprove se o seu automóvel possui modo inverno ou similar. Caso não tenha esta opção, a melhor alternativa é circular à velocidade reduzida, sempre respeitando as normas de trânsito.

5

Como você deve saber, em seu carro automático o câmbio de velocidades tem as seguintes posições:

  • D (Drive). Para dar partida e circular.
  • P (Parking). Para estacionar o carro.
  • R (Reverse). Para dar marcha atrás.
  • N (Neutro). Ponto morto.

Além disso você pode ter outras opções no câmbio de seu carro automático, marcadas com os número "1", "2" e "3". Estão feitas para serem usadas como marchas baixas, para situações especiais como pendentes muito inclinadas ou em aceleração rápida. Não precisa delas para passar da posição D à P, isto é, para parar o carro quando circula normalmente.

6

Para sair com o carro automático, a posição do câmbio deve ser mantida no "P", alguns modelos inclusive não permitem a ignição se não estiver desta forma. Na hora de começar a andar, aperte o freio e coloque no "D" para, depois, soltar o pedal de forma bem suave. Na hora de parar brevemente, como em um semáforo, basta apenas manter a posição de câmbio no "D" com o freio pisado.

Dica: Confira como dirigir um veículo com câmbio automático nesse artigo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como utilizar o câmbio automático de forma correta, recomendamos que entre na nossa categoria de Carros.